Cidadeverde.com

Olímpicos têm campanha média no Brasileiro de Judô no Piauí

Imprimir
"Tender a perfeição é o princípio do treinamento de judô". Essa lição dada pelo mestre Jigoro Kano, criador da "arte suave", é certamente um dos princípios que nunca devem ser esquecidos por qualquer judoca. O Campeonato Brasileiro Sênio de Judô que acontece neste fim-de-semana em Teresina, reuniu quatro atletas que já estiveram na disputa por medalhas em jogos Olímpicos e servirá como uma espécie de "aquecimento" para uma nova tentativa de representar o país em Londres 2012.

Fotos: Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com

Andressa teve desempenho abaixo do esperado


"O nível está bastante alto e as lutas muito disputadas", descreve Andressa Fernandes, que representou o Brasil em Pequim este ano. A paulista teve de embarcar no último momento para a China a fim de substituir a judoca Erika Miranda que havia rompido o ligamento do joelho. Em Teresina, Andressa conseguiu o bronze na categoria meio-leve (52)kg. "Estamos iniciando aqui no Piauí um novo ciclo. O importante é se manter na seleção, competir lá fora e conseguir o objetivo que é ir à Londres", planeja.



Outro que vem tentar uma nova participação em Olimpíadas é o veterano Denilson Lourenço, também de São Paulo. Aos 31 anos, o judoca, que já participou dos Jogos de Sidney e Pequim, disse que vai lutar para representar o Brasil em Londres, mas que ainda é cedo para dizer que terá vaga garantida. "O nível do judô no país aumentou muito e não está mais restrito ao eixo Rio-São Paulo. Sei que estou muito bem e a fim de competir, mas vamos ver no ano após ano, como vai ficar", declara. Tentando pegar ritmo de campeonato, o paulista lutou no Piauí na categoria 66kg, um nível acima do que está acostumado a competir (60kg). Acabou ficando em 5º lugar no individual ao perder para o piauiense Benito Mussolini na disputa pelo Bronze. O consolo foi o ouro no torneio por equipes.



Daniela Polzin foi a única representante olímpica que conseguiu o ouro esse fim-de-semana. Ela é conhecida dos piauienses por ter aberto a vaga que garantiu a piauiense Sarah Menezes em Pequim este ano. A carioca sofreu uma lesão que acabou tirando sua chance de lutar por uma medalha na China e a vaga na seleção brasileira. "Estou começando tudo de novo. Essa é a minha primeira competição depois da operação no joelho. Vim para tentar perder esse medo que fica da cirurgia", diz Polzin que está em solo piauiense pela primeira vez.

A nossa maior representante, Sarah Menezes, conseguiu a medalha de bronze em Teresina, mas não deixou de sentir-se um pouco frustrada. "Queria muito o ouro e sei que sou capaz", declarou a primeira piauiense a participar de Jogos Olímpicos que, seguindo os ensinamentos de Jigoro, levantou a cabeça e embarcou neste domingo (12) rumo à Tailândia onde deve representar o Brasil no Mundial Júnior.
Carlos Lustosa Filho
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: