Cidadeverde.com

Rapadura gigante é atração em Pernambuco

Imprimir

Uma rapadura gigante foi a atração, este fim de semana, em Santa Cruz da Baixa Verde, em Pernambuco. A região é conhecida pela grande concentração de engenhos de cana-de-açúcar.

O município de Santa Cruz da Baixa Verde fica a 445 quilômetros do Recife. São cerca de 70 engenhos. Quase 40 ainda estão em funcionamento. Mais de 700 trabalhadores estão envolvidos com a atividade. É gente que se especializou em retirar o caldo da cana-de-açúcar.

Cozinhar o mel a 400 graus é responsabilidade de Reginaldo Ramos, que recebe R$ 40,00 por dia. ?Dá emprego, sustenta muita gente. O emprego que a gente tem aqui é só este mesmo. É muito bom?, comemora.

O som do chocalho indica o ponto certo. Em pouco tempo está pronta a rapadura. Se com um tacho de mel dá para fazer 15 delas. Imagine quantos são suficientes para terminar a rapadura gigante.

?São necessários 170 tachos de rapadura para construir a rapadura gigante?, contou o trabalhador. O agricultor Valdemir Adriano Silva coordenou o grupo que fez a rapadura nada convencional. A rapadura gigante foi levada do Engenho Buenos Aires para a cidade. Depois de ornamentada, chamou a atenção de muitos curiosos.

Quem passava, parava para conferir. Cerca de 20 produtores se inscreveram na feira para expor rapaduras coloridas, de vários sabores, de mel e doces. Depois de ficar exposta, a rapadura gigante foi distribuída gratuitamente para os visitantes da festa.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: