Cidadeverde.com

Câmara de Vereadores faz audiência na Cacimba Velha

Imprimir

A Câmara Itinerante do Parlamento Municipal de Teresina realizou, nesta sexta-feira (29), audiência pública no povoado Cacimba Velha. Durante o evento, moradores cobraram melhorias no Sistema de Transporte, Abastecimento de Água e na Unidade Básica de Saúde.

Smithanny Barros, diretora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), representou o presidente do órgão municipal, Silvio Mendes, e reconheceu um dos maiores problemas vividos pelos moradores e pediu a contribuição da população nas ações de cidadania para a diminuição de acidentes de trânsito. “Até o final de 2018, todas as unidades de saúde estarão estruturadas. Temos 90 UBS, sendo 21 rurais, estão sendo construídas mais 4 e 2 são na área Leste Rural. A Unidade da Cacimba Velha é bem equipada com os todos os serviços, mesmo tendo deficiência na estrutura física. Às vezes o povo não entende que o SAMU não é para os casos de se levar para um atendimento nas Unidades e sim para os problemas de saúde mais graves”, explicou a diretora.

As outras cobranças da comunidade foram feitas pelas lideranças. Bruno Ferreira, que é presidente da Associação de Moradores, cobrou a iluminação. “Pagamos a taxa de iluminação e não temos a iluminação que necessitamos”, disse. 

Luiz Gonzaga, também líder comunitário, reivindicou a ida do ônibus para a Cacimba Velha, que segundo ele só vai até o Soinho. “O ônibus só vai até o Soinho, deixando 3km sem o devido atendimento”, relatou.

Maria Diva, presidente da Associação da localidade Nova Cajaíba, reclamou da poeira deixada pela situação em que se encontra a estrada, causando até problemas de saúde. “A estrada é só poeira, com isso as empresas não querem colocar coletivos novos”, declarou.

A educação foi relatada pelo diretor da Escola, Josivaldo Sousa, que enumerou os resultados positivos da unidade escolar e lembrou de pedidos antigos. “A comunidade jamais ficou inerte com os problemas. Trabalhamos com 455 alunos, ótimos resultados na prova Brasil e IDEB. Está com 5 anos que pedimos um redutor de velocidade, quando algo mais grave acontecer a culpa será nossa”, disse na audiência.

A vereadora Cida Santiago (PHS) participou da audiência e relatou o trabalho que faz a em favor das comunidades rurais.

“Fizemos um encontro há dois anos como este aqui e infelizmente até o momento não foi dado nenhum posicionamento. Precisamos de uma tomada de decisão, pelo menos no básico. São de emendas minhas já apresentadas ao poder municipal, 125 mil para a construção da Praça, 300 mil para asfalto com 800 mil do governo do estado, isso tudo é benefício que colocamos no parlamento”, afirmou.

Os representantes dos demais órgãos que estavam presentes levantaram as soluções. Antonio Filho, representante da Superintendência de Transporte e Trânsito (STRANS), disse que irá enviar os encaminhamentos para os setores responsáveis da pasta. “Vamos enviar o pedido de um elevado, para que melhore a viabilidade do trânsito”, prometeu.

A Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) foi representada pelo superintendente executivo, Francisco Duarte, que respondeu sobre a melhoria na estrada. “O orçamento da estrada é de 5 milhões para o alargamento. Para a execução falta apenas recursos para os 2km que liga a Tapuia e Cajaíba”, disse.

A audiência foi presidida pela vereadora, Teresa Brito (PV). Os vereadores que também participaram deste encontro foram, Dr Lázaro Carvalho (PPS) e Valdemir Virgino (PRP).

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais