Cidadeverde.com

Taxa de reeleição no Piauí via Bolsa Família foi 64%

Imprimir

Principal programa social do governo e costumeiro carro-chefe eleitoral em campanhas no interior, o Bolsa Família não fez jus à própria fama no primeiro turno das eleições. Nas cem cidades com maior percentual de beneficiários do programa, a taxa de reeleição dos prefeitos é alta, mas fica próxima da média nacional.

Em todo o país, o índice de recondução chegou a 66,9%, o maior até hoje. Nos cem municípios líderes no Bolsa Família, 43 dos 61 dos prefeitos que concorreram foram eleitos para um novo mandato, ou seja, 70,4% obtiveram sucesso.

Os prefeitos são os responsáveis por fazer a base de dados para a seleção dos beneficiários do programa, daí a idéia de que eles teriam força eleitoral inquestionável. No final de setembro, a Folha mostrou que candidatos usavam o programa social tanto para agradar como para ameaçar o eleitor.

O resultado do primeiro turno desmitificou a idéia de que o PT abriria frente nas cem cidades mais beneficiadas pelo Bolsa Família, onde foram eleitos só seis petistas. O PMDB elegeu 24, seguido de PTB (23) e PSDB (11). Em muitos destes municípios, partidos de oposição e aliados de Lula estavam na mesma coligação.

A disputa deste ano foi a primeira grande experiência municipal da força eleitoral do Bolsa Família. Em 2004, o programa beneficiava 4,5 milhões de famílias. Hoje são 10,8 milhões de famílias, que recebem entre R$ 20 e R$ 182. Piauí, Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Alagoas são os Estados que têm mais cidades no ranking das cem líderes do programa.

No Piauí, considerando todos os municípios, a taxa de reeleição foi de 64,2%, segundo levantamento da CNM (Confederação Nacional de Municípios). Nas cidades do Estado que estão na lista das mais beneficiadas do Bolsa Família, 29 prefeitos tentaram a reeleição, 24, ou 82,7%, conquistaram um segundo mandato.

Para fazer o levantamento do desempenho nas cidades que mais recebem o programa, a Folha usou dados do Tribunal Superior Eleitoral sobre o resultado da eleição e a lista dos atuais prefeitos feita pela CNM.

 

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: