Cidadeverde.com

Suspensão de atendimento do Plamta será decidida nesta quarta (04)

Imprimir

Uma audiência no Ministério Público do Piauí, nesta quarta-feira (04), deve resolver o impasse entre o Sindicato dos Hospitais do Estado e o Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi). Devido ao atraso nos repasses, desde o mês de junho, os hospitais e clínicas credenciados ameaçam paralisar o atendimento aos usuários do plano de saúde dos servidores estaduais do Piauí (Plamta).

A suspensão dos atendimentos anunciada pelos estabelecimentos clínico-hospitalares e laboratoriais de Teresina deve atingir consultas, exames e cirurgias eletivas, ficando de fora as urgências e procedimentos em curso, como, por exemplo, pessoas em pós-operatório. 

De acordo com informações do Sindicato, o Iaspi deve aos hospitais R$ 60 milhões, levando em consideração os meses de junho a setembro. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a diretora do Iaspi, Daniela Aita, declarou que está em diálogo com a rede credenciada e que toda a fatura referente ao mês de junho deverá ser creditada até o fim da semana. 

"Quero esclarer aos usuários do Plano Médico de Assistência e Tratamento (Plamta) que tudo indica que não haverá paralisação. Houve um indicativo encaminhado ao Iasp no dia 02 de outubro e solicitamos um prazo de cinco dias para regularizar parte da fatura de junho. Já estamos em vias de regularização. Já estivemos em contato com os diretores dos maiores hospitais e o serviço continua normalmente", disse Aita.

A diretora esclarece ainda que não se pode contabilizar quatro meses de atraso nos repasses, tendo em vista que o contrato prevê 60 dias de tramitação de processo das faturas.

"O que está atrasado é parte da fatura de junho. O mês de julho devemos abrir ainda no mês de outubro para assegurar o que está previsto em contrato. Não podemos incluir os 60 dias como atraso, mas como algo previsto em contrato. Temos a arrecadação assegurada. Não há déficit em termos de arrecadação e despesa, o que é arrecado é suficiente para cobrir os gastos, mas por conta do expediente do Estado em repassar parte dos recursos, nós aguardamos e estamos finalizando o mês de junho essa semana", afirmou a diretora do Iaspi. 

O Plamta e o Iaspi-Saúde têm cerca de 200 mil usuários.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais