Cidadeverde.com

Acidentes: 20 pacientes deixam HUT com sequelas graves por dia

Imprimir

Diariamente cerca de 20 pacientes recebem alta do Hospital de Urgência de Teresina com sequelas para o resto da vida após acidentes de moto. O número foi divulgado pelo diretor do HUT, Gilberto Albuquerque que explica que os acidentes continuam sendo uma das maiores causas de internações no local. Outro número alarmante é o de que atualmente a cada dois dias pelo menos uma criança é socorrida no hospital vítima de acidente de moto.

De janeiro a setembro deste ano foram atendidas 131 crianças de 0 a 10 anos que chegaram no hospital com algum tipo de trauma causado por acidentes do tipo e os flagrantes são cada vez mais comuns. Para a direção do hospital o número apesar de alto ainda é subnotificado. Segundo o diretor, pais de crianças ainda teimam em omitir a real causa do trauma que levou seus filhos até o hospital.

"Agora com a presença do Conselho Tutelar o hospital sempre notifica quando há um trauma em crianças. os pais sabendo disso, ocultam a informação porquê eles podem ser responsabilizados pelo acidente em que a criança se envolveu", explica o diretor.

Gilberto reforça que chama ainda mais a atenção o fato de que a idade das crianças vitimadas em acidentes com motocicletas tem diminuído. A legislação brasileira prevê que a idade mínima para ser transportado em uma moto é de sete anos. "Cada dia que passa a idade das crianças atendidas diminui. E não são só aquelas que estavam andando na moto. São crianças que estão conduzindo as motos. Isso é um verdadeiro as normas e as leis de trânsito e se repete em todo o Estado", acrescenta.

Fiscalização 

O major Iran Moura, comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) observa que o roblema é sóciocultural e que em Teresina por ter um número grande de motocicletas, a infração é a mais cometida.

"Em 2017 infrações em motos passaram a ser as primeiras colocadas. Nós vamos até o interior, damos palestras sobre o uso do capacete, uso da motocicleta e ainda da idade. Quando se aumenta a fiscalização se aumento o número de infrações e o trabalho é intensificado a cada dia", completa o major.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais