Cidadeverde.com

EUA perdem empregos em setembro por furacões, na 1º retração desde 2010

Imprimir

Os Estados Unidos fecharam vagas de trabalho em setembro pela primeira vez em sete anos, com os furacões Harvey e Irma deixando trabalhadores desabrigados temporariamente desempregados e adiando contratações, na mais recente indicação de que as tempestades prejudicaram a atividade econômica no terceiro trimestre.

O Departamento de Trabalho informou nesta sexta-feira que no mês passado foram fechados 33 mil empregos, excluído setor agrícola, em meio à queda recorde no emprego no setor de lazer e hotelaria.

Foi a primeira vez desde setembro de 2010 que houve fechamento de vagas. O Departamento disse que o Harvey e o Irma, que causaram estragos no Texas e na Flórida em agosto e setembro, reduziram "a estimativa total de emprego fora do setor agrícola de setembro".

Economistas entrevistados pela Reuters projetavam uma abertura de 90 mil vagas no mês passado. O governo revisou os dados de agosto para criação de 169 mil vagas, em vez das 156 mil relatadas anteriormente.

Muitas das pessoas desabrigadas devem voltar ao trabalho. Isso, juntamente com a reconstrução e a limpeza, deve impulsionar o crescimento do emprego nos próximos meses. O emprego no setor de lazer e hotelaria despencou, fechando 111 mil postos, a máxima desde que os registros começaram em 1939, depois de permanecerem inalterados em agosto. Também houve cortes nos setores de varejo e indústria no mês passado.

O Harvey e o Irma não tiveram impacto na taxa de desemprego, que caiu 0,2 ponto percentual, para 4,2%, a menor desde fevereiro de 2001.
Com o desemprego temporário causado pelos furacões concentrado em indústrias de baixa remuneração, como varejo, lazer e hotelaria, o salário médio por hora cresceu 0,5% em setembro, depois de subir 0,2% em agosto.

O crescimento anual dos salários subiu para 2,9%, o maior avanço desde dezembro de 2016, ante 2,7% em agosto. Um crescimento salarial anual de pelo menos 3% é necessário para impulsionar a inflação para a meta de 2% do Federal Reserve, banco central dos EUA, dizem analistas.

O relatório de emprego não deve mudar a percepção de que o Federal Reserve elevará a taxa de juros dos EUA em dezembro. A chair do banco central norte-americano, Janet Yellen, alertou no mês passado que os furacões poderiam pressionar "substancialmente" a criação de vagas em setembro, mas esperava que os efeitos iriam se "desfazer relativamente rápido".

Fonte: Reuters / G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais