Cidadeverde.com

#MeninasOcupam: Menina de 15 anos será vice-prefeita de Teresina por um dia

Imprimir

O dia 11 de outubro foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Internacional da Menina como marco dos progressos realizados na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes, reconhecendo, também, a necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo.

Em Teresina, a organização não governamental, PLAN International, em parceria com a Secretara Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realiza, a partir desta quarta (11), a campanha #MeninasOcupam, marcando as comemorações em alusão à data.

Nesta quarta-feira, iniciando a programação da campanha #MeninasOcupam, a vice-prefeitura de Teresina vai receber a estudante Tamyres Alves da Silva, de 15 anos de idade, que foi a escolhida para o cargo de vice-prefeita por um dia. Moradora da zona rural da cidade, ela estuda o primeiro ano do Ensino Médio e faz parte do projeto Escola de Liderança para Meninas, desenvolvido pela PLAN na zona rural, envolvendo dezenas de meninas, sendo que a maior parte delas se encontra em situação de vulnerabilidade social.
 
Tamyres ocupará o lugar do vice-prefeito Luiz Santos Júnior, a partir das 8h, na sede da vice-prefeitura, localizada na Rua Manoel Nogueira Lima, 1347, bairro Jóquei Clube, zona Leste de Teresina. “A ação é mais uma alternativa importante de inclusão e de empoderamento dessas meninas. 
 
A ideia central da campanha é tornar uma menina gestora por um dia, ocupando cargos de destaque, como o de Governador do Estado, o de Prefeito Municipal, Secretário, entre outros. As meninas gestoras por um dia fazem parte da campanha “Por ser menina‘’, também realizada pela PLAN, que visa promover o potencial das meninas ao redor do mundo, pela garantia de seus direitos e para por fim à discriminação baseada em gênero.

“O objetivo da campanha é habilitar e empoderar as meninas de todas as idades para que adquiram competências, habilidades e conhecimentos necessários para terem êxito na vida”, disse Geyse Costa, membro da equipe da PLAN International.

Simbolicamente, elas ocupam espaços de poder que, ao longo da história, são ocupados, em sua maioria, por homens”, pontuou Macilane Gomes, secretária da Mulher. O cronograma da campanha segue por outros órgãos do município, onde outras meninas também terão a experiência de ocupar um cargo público de destaque.

 


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais