Cidadeverde.com

Petistas defendem renúncias de W.Dias e Wilson Martins

Imprimir
Nomes do Partido dos Trabalhadores começaram a discutir a sucessão estadual de 2010 e levantaram uma hipótese nova como estratégia no próximo pleito. Em reunião no Real Palace Hotel na tarde desta terça-feira (14), algumas lideranças defenderam a renúncia do governador Wellington Dias e do vice Wilson Martins (PSB), para que ambos se candidatem ao Senado Federal. Com isso, o PT teria um candidato ao governo do Estado apoiado pelo PSB.
 

Os defensores da idéia fazem as contas com base nas eleições de 1994, quando Hugo Napoleão e Freitas Neto foram eleitos pela mesma coligação. Com isso, os petistas acreditam que é possível lançar os dois nomes e elegê-los ao Senado para as vagas hoje de Mão Santa (PMDB) e Heráclito Fortes (DEM). O deputado estadual Themístocles Filho (PMDB) seria o novo governador com a renúncia dos dois gestores, para um curto mandato em 2010.

O presidente do diretório estadual do PT, deputado Fábio Novo, admitiu essa possibilidade, mas disse que nada foi debatido no partido e os pensamentos dessa proposta foram colocados de forma isolada, ainda que sejam considerados. Ele declarou que o  PT primeiro irá conversar com o governador para saber qual seu sentimento sobre o assunto, se ele deseja ficar até o fim do mandato.
 



"Eu defendo que o PT prepare o nome para sentar à mesa e discutir a sucessão de 2010", disse Fábio Novo, afirmando que o debate sobre o tema será feito em 2009, após encontros com prefeitos e vereadores eleitos. Os nomes mais cotados para a candidatura ao Governo hoje são os do secretários Antônio Neto, de Fazenda, e Antonio José Medeiros, de Educação.

Na reunião, Fábio Novo apresentou números do PT para toda a cúpula do partido, dentre eles parlamentares eleitos, militantes, entre outros. Das 10 cidades mais importantes, cinco terão prefeitos petistas. O partido contabilizou 19 prefeituras, incluindo São Raimundo Nonato, onde a eleição de Padre Herculano Negreiros continua dependendo de decisão do Tribunal Superior Eleitoral. São 25 vice-prefeitos e 168 vereadores em 119 municípios piauienses.

Entre os municípios com prefeitos eleitos, o PT destacou reeleição em Joaquim Pires, com 88% dos votos, São João do Arraial, com 60,34%, Nossa Senhora dos Remédios, com 58,48%, e São Pedro, com 51,62%.

Yala Sena (flash do Real Palace Hotel)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: