Cidadeverde.com
Geral

Piauí lidera entre estados com déficit nas contas públicas, diz jornal

Imprimir

O Piauí virou líder entre os estados com déficit nas contas públicas. Dados do Ministério da Fazenda apontam que o estado está gastando 108% do dinheiro que recebe de tributos e transferências da União. 

A informação é da coluna Poder em Jogo, de Lydia Medeiros, publicada no jornal O Globo (RJ) desta quinta-feira (12). O periódico acrescenta que mesmo depois de somar todas as despesas com pessoal, encargos, serviço da dívida estadual e custeio da máquina administrativa, o Piauí tem gastado toda a receita anual sem conseguir cobrir a diferença. 

A coluna cita também que de cada R$ 100 que entram no caixa do Piauí, R$ 51 são provenientes dos cofres federais. 

O jornal ainda coloca o Piauí como quinto colocado, ao lado do Rio de Janeiro, nos gastos com pessoal - ambos com 68%. O recordista é o Rio Grande do Sul, com 81%. Depois aparecem Rio Grande do Norte, com 76%, Tocantins, com 73%, e Mato Grosso, com 72%. 

Ontem, o superintendente da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda, Antônio Luiz Nunes, afirmou, em entrevista ao Notícia da Manhã, que 97% da receita do Estado é destinada às despesas obrigatórias. O Governo tenta aprovar na Assembleia Legislativa um aumento na alíquota do ICMS para incrementar a receita a partir de 2018 e tentar evitar o agravamento da crise financeira.

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Imprimir