Cidadeverde.com

Incêndio que atinge o Parque da Chapada dos Veadeiros chega à área de visitação

Imprimir


Fogo que consome Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros reacendeu com os ventos da madrugada

O fogo que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atingiu a área aberta à visitação pública, confirmou, neste sábado (14/10), o chefe da reserva, Fernando Tatagiba. As equipes, porém, conseguiram controlar as chamas no início do dia e agora fazem o rescaldo para impedir que elas voltem.

Dessa forma, o parque continua fechado para visitação de turistas e sem previsão de abertura. A estimativa é que o local tenha deixado de receber 2 mil visitas durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. 

"De ontem para hoje, o incêndio estava em uma área de difícil acesso. Mantivemos uma equipe para retardar a chegada das chamas ao espaço aberto para o público", contou Tatagiba. 

O incêndio no parque começou na terça-feira (10/10) e chegou a ser controlado de quinta para sexta-feira, porém, devido aos ventos, o fogo reacendeu e voltou a consumir a vegetação do parque. "Estamos tomando muito cuidado neste momento para que o fogo seja completamente extinto", garante Fernando. 
 
Prejuízos ambientais e econômicos 

 
O chefe do parque acredita que o incêndio tenha causa humana. "Os incêndios que ocorrem nesta época são quase todos originados por pessoas. Na verdade, o que é característico no cerrado são os incêndios na época da chuva, causados por raios", pondera. 

Ainda não há previsão de quando a visitação será retomada, mas segundo o chefe do parque, os prejuízos atingem não só o meio ambiente, como também a economia da região. "Teríamos cerca de 2 mil pessoas visitando o parque nos quatro dias de feriado", observa. 

 

Fonte: Correio Braziliense

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais