Cidadeverde.com

Negras morrem mais de aborto que as brancas

Imprimir
As mortes decorrentes de abortos clandestinos vitimam mais mulheres pretas e pardas que mulheres brancas, no Brasil. Estudo divulgado hoje (15) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), feita com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, revela que das 565 vítimas de aborto entre 1999 e 2005, 50,6% eram mulheres pretas e pardas.
 

A pesquisa da UFRJ mostra também que, embora os homens brancos ainda sejam as maiores vítimas do HIV/Aids, no período estudado, a doença avançou mais (44,1%) entre as mulheres pretas e pardas, contra 27,7% entre as brancas, 20,4% entre os homens pretos e pardos e 0,07% entre os brancos.

De acordo com o coordenador do estudo, Marcelo Paixão, os dados refletem a falta de acesso a políticas públicas. "A exposição a esse contágio está incidindo de forma desigual nesse grupo, provavelmente, relacionado às baixas condições econômicas e de acesso a informações, inclusive, de tratamento da doença, que é gratuito", lembrou.

A publicação da UFRJ mostra também que a população preta e parda, em geral, é a mais afetada por doenças ligadas à pobreza como a malária, hanseníase e leishmaniose. E, ao contrário de todos os outros segmentos, os homens pretos e pardos têm nos fatores externos, como a violência, a principal causa de morte.

Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: