Cidadeverde.com

Semana Nacional de Mobilização para combater o Aedes aegypti começa hoje

A Secretaria de Estado da Saúde convoca todos os municípios piauienses a reforçar as ações para a Semana Nacional de Mobilização dos setores da Saúde, Educação e Assistência Social no combate ao Aedes aegypti, que acontece de 23 a 27 de outubro deste ano.  

A mobilização é nacional e espera atingir 210 mil unidades públicas e privadas de todo o país, incluindo escolas, centros de assistência social e unidades de saúde que devem realizar atividades para conscientizar sobre os perigos e combater os focos de criação do inseto, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Todas as onze regionais de saúde estão orientadas pelos técnicos da Secretaria de Saúde a estreitar entendimentos com as outras áreas com o intuito de mobilizar municípios vinculados e demais parceiros para a intensificação de esforços e boas práticas na luta contra o mosquito Aedes, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.

“A Semana Nacional de Mobilização é conduzida por estes três setores busca sensibilizar todos os seguimentos em suas áreas de atuação para, juntos, realizarmos atividades em combate ao mosquito Aedes. Conclamamos todas as gestões municipais a intensificar ações de promoção da saúde que afastem a presença do mosquito Aedes do convívio com a população, pois só assim poderemos evitar estes agravos”, declara Miriane Araújo, gerente de Vigilância em Saúde do Estado. 

Dessas três doenças transmitidas pelo Aedes, neste ano de 2017, apenas a chikungunya tem demonstrado tendência de crescimento no Piauí, que até a 41º semana epidemiológica apresenta um aumento de 184,5% em relação ao mesmo período do ano passado, com 5.796 casos prováveis em todo o Estado. 

Já para os casos de dengue, houve uma redução de 5% em relação ao mesmo período de 2016, registrando até agora 4.870 casos prováveis. Foram notificados 157 casos de zika vírus em contrapartida dos 218 no mesmo período do ano passado. 

Alguns municípios estão enfrentando picos epidêmicos, nos quais estão recebendo o apoio complementar por parte do Governo do Estado para restabelecer o controle, no momento a situação epidemiológica é de controle para as três doenças, porém o mosquito encontra-se presente nos 224 municípios piauienses, exigindo da gestão de saúde, dos trabalhadores e da população em geral esforços conjuntos e intensivos.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais