Cidadeverde.com
Política

W.Dias decreta situação de emergência em 158 cidades do Estado

Imprimir

O governador Wellington Dias assinou um decreto de estado de emergência para 158 municípios que formam o polígono da seca. Segundo o governador, não significa que todos necessitem de ajuda, mas caso precisem, será agilizada.

“Assinei um decreto para toda área do semi-árido, são 158 municípios. Isso não quer dizer que todos tenham necessidades. Quando o prefeito apresentar a necessidade, a meta é que se atenda mais rápido possível”, destacou Wellington Dias.
 

Inicialmente já foram atendidos 30 cidades através da Fetag, que estão sem água e alimentos. Algumas não possuem água sequer para o consumo humano.

“A meta é não esperar aquela burocracia que tradicionalmente enfrentamos, para agilizarmos os atendimentos”, enfatizou.

De acordo com o governador, serão liberados cerca de R$ 50 milhões para atender as famílias.

Desde 2003, com base no mapa do carro-pipa, 1,2 milhão de pessoas enfrentam problemas de falta de água, nas zonas urbana e rural dos municípios do Piauí. Com as obras em andamento como: cisternas, adutoras, sistema de rede de água, vão atender um milhão até 2010.

“Até 2010, Teresina vai estar com 100% de abastecimento de água, assim como Socorro do Piauí, Agricolândia e Joaquim Pires. Em 2012, a idéia é universalizar a água, em todos os municípios do Estado”, afirmou o Wellington Dias.

Flash de Yala Sena
Redação Caroline Oliveira
Tags:
Imprimir