Cidadeverde.com

Adolescente é prefeita de Teresina por um dia e busca combater violência contra mulher

Imprimir


Foto: Rômulo Piauilino

A responsabilidade de assumir um cargo de liderança e ser protagonista em sua comunidade foi o que trouxe a estudante Deysiane Costa de Araújo, de 19 anos, até o Palácio da Cidade para ocupar o cargo de prefeita de Teresina por um dia.

A iniciativa da Secretaria Muunicipal de Políticas Públicas Para Mulheres, em parceria com a ONG Plan Internacional, com a campanha #MeninasOcupam tem o objetivo de promover a vivência a meninas da zona rural na ocupação de cargos públicos, promovendo o empoderamento delas e a disseminação do conceito de igualdade de oportunidades para homens e mulheres. 

Deysiane chegou cedo e foi recebida pelo prefeito Firmino Filho no gabinete. Ele mostrou a ela o ambiente de trabalho e explicou um pouco o funcionamento de sua rotina.

Durante todo o dia, Deysiane acompanha a rotina do gestor para entender como funciona a Prefeitura e as tomadas de decisões. "É uma honra estar aqui hoje, estou bastante nervosa. Está sendo uma experiência muito boa, nunca tinha vindo aqui na Prefeitura. Estou hoje representando as meninas da cidade e as da minha comunidade. Aos poucos as meninas estão conquistando vários espaços e tenho certeza que a gente vai conseguir. Estou aqui só por um dia, mas quem sabe um dia não posso estar aqui de verdade", afirmou ao sentar na cadeira do prefeito. 

Questionada sobre a primeira medida que tomaria caso fosse prefeita de fato, Deysiane, que é moradora da zona rural e atacante do time do São Paulo (Teresina), respondeu que seria tentar combater as agressões sofridas por mulheres.

"Nós temos uma Escola de Liderança em que várias meninas participam. A gente está aprendendo a lidar com isso. A minha primeira medida seria combater as agressões contra as mulheres porque estamos vendo muitos casos e os homens saindo impune. Nós temos que fazer alguma coisa", comentou.

O prefeito Firmino Filho destacou a importância da campanha para que as meninas percebam que podem escolher ocupar qualquer tipo de cargo ou profissão que resolverem escolher na vida.

"É um projeto importante que mostra as possibilidades que as mulheres têm, fazendo com que as meninas ocupem vários espaços e hoje aqui na Prefeitura. A prefeita Deysiane está aqui, assim como outras 14 meninas estiveram ocupando vários órgãos municipais, vendo de perto o funcionamento, o dia-a-dia da gestão pública. Para mim é uma alegria muito grande poder receber a Deysiane e mostrar a ela como é a nossa rotina, que às vezes é estressante, mas muitas vezes é de alegria, necessária para que possamos cumprir nosso papel

O gestor comentou ainda que o desejo de Deysiane em combater a violência contra a mulher vem sendo trabalhado na cidade de forma integrada. Teresina possui o Centro de Referência Esperança Garcia, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e propicia que elas tenham atendimento em várias áreas, inclusive jurídico e psicológico. Nesse centro, diversos órgãos trabalham sistematicamente no atendimento. 

"Infelizmente, ainda vemos muitos casos de violência contra mulher espalhados pelo Piauí e por nossa Teresina. Ao longo do tempo, temos buscado, através da nossa Secretaria da Mulher, fortalecer a rede de combate à violência, buscando integrar os vários órgãos envolvidos, como o Ministério Público, as delegacias, a Justiça, e buscando também esse processo de conscientização, de empoderamento da mulher e fazer com que haja uma maior consciência por parte dos homens. Esse é um desafio presente para todos nós. A Secretaria da Mulher está presente e não tenho a menor dúvida que com esse processo de educação das novas gerações a nossa sociedade vai ter um futuro completamente diferente em relação ao tratamento destinado ao respeito aos direitos das mulheres", finalizou Firmino. 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais