Cidadeverde.com

Primeiro mutirão de cirurgias eletivas no Piauí acontecerá em dez hospitais

Imprimir


Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba participará do mutirão (Foto:divulgação)

A Secretária Estadual de Saúde irá realizar o 1º Mutirão de Cirurgias Eletivas no Piauí, que ocorrerá nos meses de novembro e dezembro deste ano. A meta do Governo do Estado é atender, pelo menos, duas mil pessoas em diversos procedimentos. A ação vai ocorrer em dez unidades hospitalares (confira a relação logo abaixo) para diminuir a fila de espera na rede estadual.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o plano de ação para a realização do mutirão será apresentado nesta segunda-feira (30) com mais detalhes. 

Para o mutirão estão previstas cirurgias gerais, pediátricas, ortopédicas e oftalmológicas, incluindo procedimentos ambulatoriais, como aqueles que necessitam de internação hospitalar.

Os pacientes serão chamados de acordo com o procedimento e serão contemplados aqueles residentes na sede do hospital, como também nos municípios no entorno, já que o Mutirão deve atender os pacientes de todo o Piauí.

Florentino destacou que o Mutirão atende uma demanda identificada nos hospitais. O orçamento para realizar o mutirão é de  R$3.896.119,33, oriundo da portaria 1.294/2017 do Ministério da Saúde. 

“Vamos lançar o plano para realização de cirurgias eletivas no estado do Piauí, pois temos uma fila de pacientes aguardando cirurgia. Já detectamos quais os tipos de procedimentos e qual o número de pessoas que necessitam de cirurgias. Para isso, vamos atender cerca de duas mil pessoas, que passarão por cirurgias geral, ortopédica, pediátrica e também cirurgia oftalmológica”, explicou o secretário. 


Os hospitais que participarão do Mutirão são:  

  • Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA (Parnaíba)
  • Hospital Estadual de Buriti dos Lopes – HEBL. (inauguração do Hospital será em novembro)
  • Hospital Estadual Gerson Castelo Branco – HEGCB (Luzilândia)
  • Hospital Estadual Júlio Hartman (Esperantina)
  • Hospital Regional de Campo Maior – HECM
  • Hospital da Polícia Militar – HPM (Teresina)
  • Hospital Estadual Deolindo Couto – HEDC (Oeiras)
  • Hospital Estadual Teresinha Nunes Barros – HETNB (São João do Piauí)
  • Hospital Estadual Manoel de Sousa Santos – HEMSS (Bom Jesus)
  • Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante – HEDJPC (Corrente).

 

A apresentação do plano de ação vai ocorrer nesta segunda, dia 30, às 8h, na sede da Secretaria de Estado da Saúde e vai contar também com a presença dos diretores dos hospitais.

 

Carlienne Carpaso
Com informações da Sesapi
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais