Cidadeverde.com

Mão Santa demite a filha do gabinete

Imprimir
O senador Mão Santa (PMDB) teve de demitir a sua filha, Maria das Graças Moraes Sousa, por conta da Lei do Nepotismo. A esposa do senador, Adalgisa Moraes Sousa, já havia sido demitida para se candidatar a prefeitura de Parnaíba.
 
Além do político piauiense, mais três parlamentares da Casa também tiveram que expurgar seus parentes. João Ribeiro (PR-TO) demitiu uma cunhada. Rosalba Ciarlini (DEM-RN), um sobrinho e Fátima Cleide (PT-RO) uma cunhada.
 
Cobrado pelos jornalistas, o presidente do Senado, senador Garibaldi Alves, determinou ao diretor-geral e ao advogado geral da casa, o cumprimento da decisão do Supremo.
 

“Identificar e cumprir a súmula. Se alguém se sentir injustiçado, levará a sua inconformação ao procurador-geral ou ao Supremo Tribunal Federal”, declarou Garibaldi Alves.

O procurador-geral da república, Antônio Fernando de Souza, confirmou que está analisando a decisão da mesa diretora do Senado. A mesa abriu uma brecha para a permanência de parente nomeado antes de o senador assumir o mandato. O procurador-geral poderá levar o assunto novamente para o Supremo Tribunal Federal.

“Se, entre as interpretações dadas, algumas delas destoar daquilo que o Supremo havia deliberado, o procedimento mais adequado é o ajuizamento de uma reclamação para que o Supremo Tribunal decida se a deliberação do Senado destoa do seu entendimento”, afirmou Antônio Fernando de Souza.

Na Câmara, foi demitido o filho do deputado Wellington Roberto (PRPB). O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, repetiu que não cabe a ele investigar se os colegas estão cumprindo a decisão do STF. “Nós não trabalhamos com a idéia de sermos os bedéis. Eles são deputados eleitos e respondem pelos seus atos”, afirma o deputado Arlindo Chinaglia, do PT de São Paulo.

Em uma segunda entrevista, disse que vai demitir parentes dos colegas que insistirem em descumprir a lei. “Se caso se confirma a notícia de que tem o parentesco, o parlamentar tem que demitir. Se ele não demitir, nós demitimos”, ele reafirma.
 
Fonte: Agência Senado
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: