Cidadeverde.com

Professor analisa tema da Redação: “pertinente e esperado”

Imprimir

O professor do Colégio Objetivo,Sammuel Souza, analisa que o assunto da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estava dentro das expectativas dos educadores e alunos e não é considerado “difícil”. 

Neste ano os candidatos tiveram que redigir um texto dissertativo-argumentativo com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. 

Para o professor, atingirá uma boa nota na Redação o candidato que, além de outros pontos, argumentar sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), que desde 2016 entrou em vigor no país e é considerada um marco na política de inclusão.  

“O aluno tem que falar de educação, respeito, inclusão, garantia de direitos, que é o discurso próprio do Enem. Desde o ano passado a gente aposta nesse tema porque o viés do Enem é trabalhar com temas sociais que tratam sobre as minorias. O tema é pertinente e não divergiu do esperado. Foi um tema amplamente trabalhado em sala de aula.” esclarece o professor Sammuel. 

O professor também analisa que, para construir um bom texto, o candidato tenha conhecimento das recentes reformas da educação e a preocupação governamental em dar novas diretrizes ao ensino e trabalhar políticas inclusão. 

Pela primeira vez os candidatos que realizam o Enem fizeram a prova de Redação no primeiro dia de aplicação do exame. Além da redação, os participantes também responderam provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais