Cidadeverde.com

Água Branca é destaque em Avaliação Nacional da Alfabetização

Imprimir

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização 2016 (ANA). De acordo com os dados divulgados, a educação do município de Água Branca ficou acima das médias nacional e estadual.
 
A ANA, que está na sua terceira edição, é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. As provas aplicadas aos alunos fornecem três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.
 
Água Branca apresentou os seguintes resultados: na avaliação de Leitura, a média nacional de proficiência foi de 45%; a do Nordeste, 30%; Piauí, 29%; enquanto Água Branca apresentou um resultado de 59,5%. Os resultados referentes à escrita aparecem com o Brasil com 66%; Nordeste, 49%; Piauí, 46%; e Água Branca com 72,01%. Os índices de matemática mostram a média nacional de 45%; Nordeste de 30%; Piauí, 28%; e Água Branca com 63,6%.
 
De acordo com o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, os resultados mostram os investimentos na Educação do município. “A educação das crianças e jovens sempre foi uma grande preocupação da nossa gestão. Não temos poupado esforços para fazer investimentos no setor e isso é perceptível nos resultados de avaliações como a ANA. Temos muito orgulho dos nossos estudantes”, diz.
 
A secretária de Educação, Cleidimar Tavares, destaca as ações extracurriculares realizadas no município. “Nós temos uma preocupação com o contraturno escolar, por isso promovemos reforços e atividades extracurriculares e já estamos colhendo os frutos desses investimentos. Isso é perceptível nos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização e das olimpíadas escolares”, finaliza. 

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais