Cidadeverde.com

FIES: Ministério da Educação prorroga prazo de inscrição

Imprimir

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou até o dia 2 de novembro as inscrições para o processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) referente ao segundo semestre de 2008.

A Portaria n.º 721, publicada na edição desta sexta (17) do Diário Oficial da União, altera também a data para os candidatos aprovados formalizarem o contrato de financiamento para 17 de novembro.

O Fies é destinado a estudantes da graduação no ensino superior que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação.
 


Inscrição

Para candidatar-se ao processo seletivo é preciso preencher a ficha de inscrição, disponível no site da Caixa e imprimir o protocolo preenchido para entregá-lo na instituição de ensino em que o aluno estuda.

Antes de preencher o formulário de inscrição é necessário fazer a simulação da evolução do financiamento e verificar o valor do saldo devedor e das prestações que serão cobradas.

O estudante só poderá se inscrever se a sua instituição de ensino estiver cadastrada no Fies e se ele estiver regularmente matriculado em curso de graduação. Para saber se a instituição é cadastrada, consulte o site do Fies

A divulgação da relação dos inscritos acontecerá em 3 de novembro e o resultado sairá em 17 de novembro.


Financiamento

O Fies cobrirá a integralidade dos encargos educacionais assumidos pelos estudantes bolsistas, ou seja, a parcela não coberta pela bolsa, nos seguintes casos:


Bolsistas parciais de 50% do ProUni.

Beneficiários de bolsas complementares matriculados em cursos prioritários. São considerados cursos prioritários os cursos de licenciaturas em química, física, matemática, biologia, engenharia, medicina, geologia, cursos de tecnologia constantes do Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia.

Beneficiários de bolsas complementares matriculados em cursos que tenham obtido conceito cinco ou quatro na última edição do ENADE.

Para os bolsistas beneficiários de bolsas complementares matriculados em cursos que tenham obtido conceito três na última edição do ENADE o FIES cobrirá a metade dos encargos educacionais totais.

Para os estudantes não bolsistas, matriculados em cursos considerados prioritários, o Fundo cobrirá 75% dos encargos educacionais cobrados e metade dos encargos para os estudantes regularmente matriculados nos demais cursos.

Para alunos matriculados em cursos sem conceito, avaliados pelo ENADE, o FIES financia até metade dos encargos educacionais.

Para estudantes matriculados em cursos que tenham obtido conceito inferior a três no ENADE é vedada a concessão do financiamento do FIES.

No caso de cursos novos, sem conceito do ENADE, o FIES financia até metade dos encargos educacionais para os estudantes matriculados.

Outras informações podem ser obtidas no site do Fies.
 
Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: