Cidadeverde.com

Tribunais eleitorais devem corrigir analfabetismo político, diz jurista

Imprimir

O Piauí sedia desde esta quinta-feira (9), o 41º Encontro do Colégio de Corregedores dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil. O jurista René Ariel Dotti, um dos mais famosos especialistas em Direito Penal no país, vai proferir palestra sobre os desafios e a contribuição democrática da Justiça Eleitoral. A abertura oficial do evento será às 19h30 no plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Em entrevista à TV Cidade Verde, ele se mostrou preocupado com a educação política no Brasil.

“É possível que, a partir de hoje, nós tenhamos o início de uma revolução copérnica nos usos e costumes da educação política no Brasil. Na palestra eu procuro demonstrar a importância da educação política”, afirmou, lamentando o analfabetismo político no Brasil.

“Temos lamentavelmente o fenômeno do analfabetismo político, aquela pessoa que não sabe como votar, não por ignorância, mas por detestar a política. Isso é um erro, que deve ser corrigido com iniciativa dos tribunais eleitorais regionais por causa da criação das escolas regionais políticas. Elas devem ensinar as crianças sobre a democracia, o voto, então criar uma cultura que não seja hostil à atividade política”, declarou.

Para Ariel Dotti, o país teve uma interrupção de grande tamanho na formação política da juventude. “Tivemos um hiato na formação da juventude brasileira nos tempo 60 e 70 quando os estudantes foram perseguidos por ideias. Então, os tribunais regionais estão muito preocupados em dar essa lição, uma nova formação para isso”, finalizou.

Foto: Wilson Filho

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais