Cidadeverde.com

Brasil bate Espanha nos pênaltis e conquista o Mundial de futsal

Imprimir
Fotos: Foto-net/Fifa



Depois de empatar no tempo normal por 2 a 2 e por 0 a 0 na prorrogação, a seleção brasileira derrotou a Espanha por 4 a 3 nos pênaltis, neste domingo, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio, e conquistou o Mundial de futsal.

A equipe brasileira venceu a competição com chancela da Fifa em 1989, na Holanda, em 1992, em Hong Kong, e em 1996, na Espanha. Depois, a equipe nacional a perdeu a hegemonia nesse torneio justamente para os espanhóis, que venceram em 2000, na Guatemala, em 2004, em Taiwan.

Com o retrospecto, Brasil e Espanha chegaram ao torneio deste ano apontados como os principais favoritos. Em quadra, as equipes não decepcionaram e se encontraram invictos na final.

O Brasil aplicou quatro goleadas na primeira fase. Na etapa seguinte, a equipe encontrou mais dificuldade, mas conquistou outras três vitórias. Na semifinal, o time confirmou o favoritismo e avançou à decisão.

A Espanha, que conta com três jogadores nascidos brasileiros naturalizados (Fernandão, Marcelo e Daniel Ibañes) em seu elenco, venceu seis jogos no tempo normal. Empatou com o Irã na primeira fase e com a Itália na semifinal, porém superou o rival europeu na prorrogação.





Na final deste domingo, a seleção brasileira começou mais ofensiva, porém sofreu para escapar da forte marcação da Espanha.

Quando conseguia criar, o time nacional ou errava a meta ou parava nas defesas do goleiro Luis Amado, um dos principais destaques do primeiro tempo.

Depois de insistir bastante, o Brasil abriu o placar em um lance curioso, aos 5min do segundo tempo. Marquinho cobrou o escanteio, a bola desviou no jogador espanhol e entrou no gol.

A Espanha mostrou reação e empatou aos 8min, com um forte chute de Torras. Com o empate, a partida ficou mais equilibrada. O Brasil só voltou a balançar as redes, aos 17min, com Vinícius.

Faltando cerca de um minuto e meio para acabar o jogo, quando Álvaro fez o segundo gol da Espanha, igualou o placar do Maracanãzinho e levou a decisão para a prorrogação.

No tempo extra, as duas equipes marcaram forte, e ninguém conseguiu definir o jogo. Na cobrança dos pênaltis, o goleiro reserva brasileiro Franklin substituiu o titular Tiago e defendeu dois chutes para assegurar a vitória brasileira.





Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: