Cidadeverde.com

Bairro Renascença ganha posto de identificação

Imprimir

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública, inaugurou na manhã desta segunda (20), o Posto de Identificação Zona Sudeste. A unidade funcionará no bairro Renascença, anexa ao 24º Distrito Policial e emitirá 1ª e 2ª vias da identidade, que poderá ser recebida em três dias úteis.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Renascença, Luciano Calixto, agradeceu a instalação do Posto de Identificação no bairro. “Nós precisamos desburocratizar o serviço público e a zona sudeste tem uma demanda muito grande por esses serviços, a Associação de Moradores do Renascença solicitou e o secretário de Segurança atendeu o nosso pedido, estamos muito felizes com a inauguração deste Posto”, destaca o líder comunitário.

A obra teve um investimento de R$ 67.935,84 oriundos do Tesouro Estadual, beneficiando mais de 20 bairros, vilas e residenciais da região. O Posto Avançado é uma iniciativa de descentralizar os serviços, ficando mais próximo da comunidade, com expectativa de atender 60 pessoas por dia, podendo aumentar a quantidade conforme a demanda pelo atendimento. Além da sede do Instituto de Identificação na Praça Saraiva, Teresina já contava com mais dois postos: no Espaço Cidadão do Shopping Rio Poty e no CSU do Parque Piauí. No interior, são quase 200 municípios com postos de identificação.

Para o secretário Fábio Abreu, o principal objetivo com a inauguração é acabar com as filas no Centro. "Com a inauguração aqui na zona Sudeste aumentar o conforto para a população. Quem mora mais afastado do Centro terá mais comodidade, com o posto mais próximo à sua residência. Para melhorar a segurança na região em breve vamos entregar cinco viaturas novas para o policiamento", garante Fábio Abreu.

O Delegado Geral, Riedel Batista, destacou o compromisso do Secretário Fábio Abreu de sempre melhorar o atendimento à população. “O RG é o primeiro documento necessário para exercer a cidadania plena, esse posto vai facilitar a vida da comunidade e no futuro também emitirá antecedentes criminais. Faremos um novo concurso em breve, receberemos viaturas novas para ampliar o atendimento no 24º Distrito Policial”, afirma o Delegado Geral.

O Posto Avançado do Instituto de Identificação – Zona Sudeste fica localizado na Rua Dr. Pedro Teixeira, 785, Renascença, prédio anexo ao 24º Distrito Policial.

PARA EMITIR A 1ª VIA DO RG:
-Cópia da certidão de nascimento
-2 fotos 3X4 (orelhas amostra e fundo branco).
-Comprovante de residência ( original e cópia)
-Se for menor que 18 anos, estar acompanhado do responsável
-Se tiver CPF, levar cópia.

DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DA 2ª VIA:
Passo a passo para pagamento da taxa da 2ª VIA (a taxa pode ser emitido no Posto de Atendimento):
1- Acesse o site da SEFAZ: http://www.sefaz.pi.gov.br/
2- Clique em DARWEB: http://webas.sefaz.pi.gov.br/darweb/
3- Emissão de DAR outros órgãos => TAXAS
4- Selecione: 121037 – SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
5- Avançar
6- Selecione Não inscrito => Preencha seus dados pessoais
7- Cálculos dos impostos => Período de referência ( preencher com o mês atual e ano) => Valor principal (R$ 16,00) => AVANÇAR
-BO (boletim de ocorrência)
-certidão de nascimento ou casamento
-com comprovante de residência ou original ou cópia autenticadas)
-2 fotos 3x4;

CASO DE TROCA – SOLTEIRO PARA CASADO(a):
-Certidão de casamento,
-comprovante de residência (originais ou cópia autenticadas)
-2 fotos 3 x 4.

CASO DE ALTERAÇÃO DE CASADO(a) PARA SOLTEIRO(a):
-Certidão casamento com a averbação,
-Comprovante residencial (original ou cópias autenticadas).

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais