Cidadeverde.com

Teresina vacinou mais de 120 mil animais domésticos

Imprimir

Teresina foi a única cidade do Piauí que já concluiu a vacinação antirrábica em 2017. A campanha, que se encerrou no último fim de semana, imunizou um total de 122.446 cães e gatos, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

A campanha foi viabilizada pela aquisição, com recursos próprios da Prefeitura de Teresina, das seringas necessárias para sua realização. “Tivemos uma cobertura total de 94,13% de cães imunizados na zona urbana e 96,42% na zona rural, o que resulta em 94,47% do total geral”, conta a gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Oriana Bezerra. Este número supera a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%.
 
Para a vacinação, foram disponibilizadas 140 mil doses de vacina e mobilizados mais de 400 servidores. Ela foi realizada em etapas, durante quatro sábados, que contemplaram as zonas urbana e rural – cada uma com diferentes metodologias de trabalho.
 
Mesmo após o fim da campanha, a vacina continua disponível durante todo o ano na Gerência de Zoonoses da FMS, que funciona todos os dias das 8h às 17h na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro.
 
Raiva
 
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.
 
Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais