Cidadeverde.com

Piauí tem 87 cidades em emergência devido à falta de água para consumo humano

Imprimir

Resultado de imagem para racionamento de agua piaui

Mais de 80 cidades do Piauí estão em estado de emergência devido à falta de água para consumo humano. A informação é do secretário da Defesa Civil, Hélio Isaias, que essa semana reassumiu seu mandato de deputado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para indicar emendas ao Orçamento de 2018.

Segundo ele, são 87 municípios em situação crítica. O secretário afirma que estão sendo aplicados recursos federais e estaduais em medidas paliativas, mas uma solução definitiva só vai acontecer após a chegada das chuvas para que os reservatórios sejam reabastecidos.

“Estamos no sexto ano consecutivo de seca no Piauí e em todo o Nordeste. Nossos reservatórios estão todos com capacidade abaixo de 10%. O abastecimento urbano está comprometido, mas a Defesa Civil está agindo. Em São Raimundo Nonato estão sendo aplicados R$ 15 milhões do Ministério da Integração em uma adutora que vai beneficiar nove municípios”, disse o deputado.

Hélio Isaias ressaltou que em Pedro II o açude Joana secou e a solução está sendo a construção de uma adutora saindo do açude Caldeirão, em Piripiri. “Enquanto a obra não fica pronta estão sendo providenciados carros-pipa, a perfuração de poços e a construção de pequenas barragens. As mesmas medidas também estão sendo aplicadas em Curimatá, onde a população reclama que não tem água para as necessidades básicas”, afirma.

Além de Hélio Isaías, também reassumiram mandatos os deputados Fábio Novo (PT), Nerinho (PTB), Flávio Nogueira (PDT), Pablo Santos (PMDB), Zé Santana (PMDB), Francisco Limma (PT), Fábio Xavier (PR) e Janaina Marques (PTB).

Todos os parlamentares devem se licenciar novamente e reassumir suas secretarias já na segunda-feira (27). “Por determinação legal tenho que destinar 30% para a Educação e os 70% restantes vou destinar às obras de infraestrutura nos municípios que represento”, disse Hélio Isaias.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais