Cidadeverde.com
Geral

Mulher de 39 anos recebe coração de Eloá Pimentel

Imprimir

Foto: José Cordeiro/Agência O GloboUma mulher de 39 anos recebeu nesta segunda-feira (20) o coração da adolescente Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, que teve morte cerebral no sábado (18) após ser atingida por um tiro na cabeça. A cirurgia foi realizada no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, que fica na Zona Sul de São Paulo.

O coração chegou ao hospital às 5h15. O procedimento de transplante durou 5h30, e terminou às 8h30. Outros três órgãos da adolescente foram para o hospital: coração, pâncreas e rim. Ainda não há informações sobre os demais receptores.

Corpo no IML

O corpo da adolesceste Eloá Cristina Pimentel deixou o Centro Hospitalar de Santo André, no ABC, por volta das 6h30 desta segunda-feira (20) e chegou ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade por volta das 6h45. A jovem teve morte cerebral constatada na noite de sábado (18), após ser atingida por um tiro na cabeça depois de passar mais de 100 horas como refém do ex-namorado.

Durante a madrugada desta segunda, equipes médicas retiraram os principais órgãos da adolescente para transplantes. Segundo a diretora do hospital, Rosa Maria Aguiar, a retirada dos órgãos começou 0h30 e terminou às 5h30, tendo envolvido diversas equipes.

O coração da adolescente foi o primeiro órgão a deixar o Centro Hospitalar de Santo André. Conduzido por uma equipe, o órgão foi levado em um recipiente apropriado dentro de uma ambulância em direção ao Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Meia hora depois foram levados os pulmões da menina, para o Instituto do Coração (Incor). Por volta das 5h, seguiu um veículo com uma equipe médica para o Instituto Dante Pazzanese, porém, sem informar qual órgão (ou quais órgãos) estava sendo transportado. Nesse mesmo horário estavam prestes a deixar o local córneas e baço.

Perto das 6h, fígado, pâncreas e rins foram levados para o Instituto Dante Pazzaneze e o Hospital Beneficência Portuguesa. As córneas foram levadas de taxi, e não tiveram seu destino informado.

Os nomes dos pacientes que receberão os órgãos da menina não foram informados. Os receptores foram selecionados domingo (19). A família autorizou a doação de todos os órgãos. Após exames laboratoriais, todos foram considerados aptos para transferência.

O velório da jovem deve ser realizado ainda nesta segunda em um cemitério particular de Santo André.

 
Fonte: G1
Tags:
Imprimir