Cidadeverde.com

Temer diz que reforma da Previdência ‘vai muito bem’

Imprimir

O presidente Michel Temer mostrou-se confiante neste domingo sobre a futura votação da reforma da Previdência, mas admitiu que, se sua aprovação não for possível, “vamos encerrar a discussão ainda neste ano e esta matéria da Previdência não vai parar”. Após participar da cerimônia de abertura da XI Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC), em Buenos Aires, o presidente comentou que nesta manhã conversou com os presidentes do PP, PSD e PRB e assegurou que “estão todos entusiasmados para o eventual fechamento da questão”.

— Para não dizer que não falei de flores, quero dizer que a reforma da Previdência vai muito bem. O presidente (da Câmara) Rodrigo Maia (DEM-RJ) resolveu começar a discussão na quarta-feira, e seguirá naturalmente até segunda e terça (da semana seguinte), e quem sabe na terça-feira nós conseguimos fechar — disse Temer.

Perguntado sobre sua segurança em relação à aprovação da reforma, o presidente tentou transmitir otimismo, mas não descartou a possibilidade de que a medida não consiga ser aprovada este ano:

— Fecharam a questão já o PMDB, o PTB e o PPS, hoje pela manhã falei com os presidentes do PP e do PSD e do PRB e estão todos entusiasmados para o eventual fechamento da questão. Eu suponho que talvez seja possível, mas se não for, nós vamos encerrar a discussão ainda neste ano e esta matéria da Previdência não vai parar. Se não for neste ano, será no início do ano que vem.

REGRA DE TRANSIÇÃO EM 20 ANOS

Ele afirmou que, ao chegar ao aeroporto em Brasília, viu uma placa dizendo “Temer quer que você trabalhe até morrer”. Mas o presidente lembrou que a exigência de idade mínima prevista na proposta de reforma prevê uma regra de transição, que vai durar 20 anos para quem está no mercado de trabalho. A idade começa com 55 anos (homens) e 53 anos (mulheres), a partir de 2020, e vai subindo gradativamente, até chegar a 65 anos (homens) e 63 anos (mulheres).

— Isso é falso, é mentiroso, sou obrigado a dizer isso porque vocês, eu repito a nossos telespectadores e ouvintes, que na verdade hoje as pessoas se aposentam com 55 anos homens e 53 mulheres, ninguém morreu até essa data. E, evidentemente para você chegar até os 65 anos (homens) e 63 anos mulheres, vai levar 20 anos, também ninguém morre antes desse período.

O deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da proposta de reforma da Previdência, integrou a delegação presidencial que passou apenas algumas horas na capital argentina e também aproveitou para defender a aprovação da reforma.

— Não tenho dúvida disso (de que será aprovada antes do fim do ano). Tanto que o presidente Rodrigo Maia decidiu que na quinta-feira pela manhã nós estaremos iniciando o debate sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Previdência Social. Eu pessoalmente acho que já temos perto de 300 votos, é óbvio que nós temos que alcançar um patamar superior, mas eu acho que teremos condições para avançar a 320 ou 330 votos — disse Maia.

Segundo ele, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que na próxima quinta-feira assumirá o comando da Secretaria de Governo da Presidência, “conversará com parlamentares que mesmo que não tenham votado a favor do presidente na questão da denúncia serão chamados para uma conversa e para compreender que não se trata da uma questão de um governo e sim de uma questão de Estado. O Brasil precisa acabar com esses privilégios”.

Fonte:  O Globo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais