Cidadeverde.com

Mutirão de cirurgias atende mais de 200 pacientes da Planície Litorânea

Pacientes de Parnaíba, Luiz Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Ilha Grande são atendidos em mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, da Secretaria de Estado da Saúde, realizado neste final de semana, no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Cerca de 250 procedimentos serão realizados entre cirurgias gerais e de Catarata.

O mutirão contou com a colaboração das secretarias municipais de Saúde, que trouxeram os pacientes conforme a quantidade de vagas já programadas para cada cidade. “Para nós, de Luiz Correia, foram 57 vagas e só neste final de semana serão atendidos 26 pacientes com cirurgias de catarata”, afirma Kátia Samara, coordenadora de Programas na Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Luiz Correia.

De acordo com o diretor de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Neres Machado, o projeto prevê a participação de todos os municípios, que reunidos na Comissão Intergestora Regional (CIR), decidem, proporcionalmente, as vagas que cada um terá direito em cada etapa do mutirão. 

“Aqui neste Território já realizamos cirurgias no Hospital de Buriti dos Lopes, onde foi atendido parte da demanda e também aqui no HEDA, em Parnaíba. A intenção é que continuaremos no ano que vem com outros mutirões e assim atender o máximo de pessoas possível” afirma. 

Só neste final de semana, quase 500 pacientes serão atendidos nos hospitais do Estado que participam do Mutirão de Cirurgias Eletivas e até o final do ano, deve ser atingida a meta de 2 mil cirurgias, como informa secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que também destacou a importância de continuar com o projeto de mutirões nos territórios, especialmente o de catarata que deve zerar a fila em 2018.

“Já solicitamos ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, os recursos que faltam para zerar a fila de mais de 7 mil pacientes à espera de uma cirurgia de catarata. Estamos muito empenhados nisso”, afirma. 

Mais recursos também estão disponíveis para realização de mutirões de cirurgias para 2018, como cerca de R$ 5,5 milhões, sendo parte de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho. 


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais