Cidadeverde.com

Conheça o 1º Centro de Preparação ITA e IME no Piauí

Imprimir

Fachada do Centro de Preparação ITA-IME, localizado na Avenida Frei Serafim

Os vestibulares do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e do IME (Instituto Militar de Engenharia) são os dois mais concorridos e difíceis do país. Devido a isso, a preparação dos alunos precisa ser muito diferente de qualquer outro vestibular, exigindo 100% de dedicação tanto dos estudantes como também dos professores. Para oferecer um ensino de qualidade, Teresina foi escolhida para sediar o primeiro preparatório do Piauí, com alojamento. 

De acordo, com Max Paiva, coordenador do Centro de Preparação Objetivo, o nível de ensino desse preparatório é superior ao ensino de outras instituições do Brasil.

“Se compararmos o ensino que vamos ministrar aqui em Teresina, com o ensino de outros centros de preparação para o ITA e para IME, que ficam em cidades como Fortaleza, Rio de Janeiro e Recife, podemos afirmar que estamos no mesmo nível ou superior, porque nossos professores também trabalham nesses mesmos locais de ensino. Pedro Madeira é o melhor professor de química do Ceará, e também é docente do Colégio Objetivo; Herbet Aquino é professor de Física de Teresina e também dá aulas em cursos preparatórios de Fortaleza”, explica o coordenador.

Max Paiva é professor de matemática, possui experiência de 20 anos ministrando aulas e coordenando preparatórios para o ITA e para o IME, com sistema de alojamentos. Só na cidade de Fortaleza trabalhou em várias escolas; no Estado do Rio de Janeiro, também administrou cursos para o IME; e atualmente, ele coordena um centro preparatório em Recife-PE. Em Teresina, acaba de assumir o mais novo preparatório para o ITA e IME, do Colégio Objetivo.

O Centro de Preparação

A única escola do Piauí a aprovar no ITA e no IME, neste ano de 2018, foi o Colégio Objetivo de Teresina, que também é a primeira instituição de ensino da cidade a instalar um Centro de Preparação com Alojamento. Riedel Linhares (16) explica a importância de sua preparação ter acontecido logo no ensino médio- ITA do Objetivo.

"O que me levou a alcançar essa aprovação foi a oportunidade de ter na minha cidade o Colégio Objetivo que me ofereceu a oportunidade de estudar para o ITA, logo no ensino médio. Eu tinha uma rotina de estudos diária, com professores e assuntos focados no ITA. Passar no ITA foi um desafio importante, porque as pessoas que se formam lá têm muito mais prestigio, e também é uma forma de garantir o meu futuro", disse.

Aluno do curso preparatório para o ITA e IME do Objetivo, Alcides Vilar (19) foi aprovado no IME, e sobre ter um centro de preparação na cidade ele enfatiza a importância de estar perto da família e ter professores que sabem dialogar com o aluno.  

''Eu escolhi o Objetivo porque aqui posso ficar perto da minha família, e também devido aos nossos professores. Passar no IME é muito bom, é uma sensação que você está cumprindo seu dever, e que a escola tá fazendo o caminho certo. O colégio possui uma estrutura única em Teresina. Os professores são bem próximos dos alunos, e facilita o aluno dialogar com o professor. Eles também apoiam muito a gente em focar nos vestibulares do ITA e IME, detectando onde precisamos nos esforçar mais”, disse.

O curso preparatório vai acontecer em tempo integral e, semanalmente, será ministrado com carga horária composta por 51 aulas pelo turno da manhã e 20 aulas no turno da tarde, horário em que os alunos serão assessorados pelos professores e monitores, para aperfeiçoamento e nivelamento dos alunos, assim como sanar dúvidas e revisar os conteúdos de provas e simulados. 

Confira a carga horária semanal de cada disciplina

O alojamento terá capacidade para atender cerca de 20 estudantes, dez homens e dez mulheres ?? que ficarão em prédios separados. A manutenção e cuidados domésticos com a casa ficarão por conta dos alunos. O local não terá TV e o uso da internet será monitorado pela coordenação. Uma Psicóloga e um Coach estarão 24 horas disponíveis para atender, de forma individual, todos os alunos. 
O local do alojamento fica próximo ao prédio do preparatório (localizado da Avenida Frei Serafim), principal via de acesso ao centro da cidade, para que a mobilidade física dos alunos ao local de estudo possa ser mais acessível. 

A Boa Convivência e o Apoio Emocional
“Na verdade é assim, a sala de aula é cuidada pelos professores por meio do conhecimento. Mas, a coordenação e a escola cuidam da formação do caráter do aluno”, disse Max Paiva, em relação à boa convivência que deve ser mantida entre os estudantes. 

A psicóloga do Objetivo Aline Saluena explica que “os alunos serão incentivados a pensar na corresponsabilidade, ou seja, que uma pessoa traz incidências na vida social, pessoal e no meio. Dessa maneira, entrelaçá-los nessa teia de convivência irá tornar conscientes os valores, crenças, respeitando o que difere os interesses comuns e despertando a autocrítica de sempre ter autorresponsabilidade. Nesse eixo da convivência potencializar a empatia é um ajuste no termômetro da gestão de conflitos e na cooperação”.

Aline Saluena, também ressalta que turmas de alto rendimento como o ITA e o IME terão um programa diferenciado de inteligência Emocional que intercala orientações individualizadas e trabalhos coletivos em sala, com algumas técnicas de controle de ansiedade, habilidades socioemocionais, além dos projetos de valorização da vida e passeios.

As oportunidades
De acordo com Vilton Soares, diretor geral da rede Objetivo de Teresina, para conseguir uma vaga de estudo, os candidatos precisarão fazer um teste e uma entrevista na qual será analisada fatores importantes como determinação, resiliência e ousadia para lutar e conquistar sonhos. 

As oportunidades serão disponibilizadas por meio de bolsas de estudo, e são voltadas para alunos que cursarão o 1°, 2° e 3° Série do Ensino Médio, e também para aqueles que já concluíram o ensino básico, que podem se matricular no Preparatório ITA/IME. 

As inscrições estão disponíveis no site da escola: http://objetivoteresina.com.br

O teste seletivo vai acontecer no dia 18 de Janeiro de 2018, nas unidades Centro/Sul, Leste e da Avenida Frei Serafim. As aulas serão iniciadas no dia 23 de janeiro. Agende uma visita em uma das Unidades Objetivo, pelos telefones:  (86) 3215- 5482/ 3215- 5480/ 3215-5030/ 3215-5032.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais