Cidadeverde.com

Secretaria de Saúde monitora mortes de macacos para barrar a febre amarela no Piauí

Imprimir


A Secretaria Estadual de Saúde investiga a morte de macacos em municípios do Piauí para evitar a chegada da febre amarela no Estado. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (22) pelo secretário de Saúde, Florentino Neto. 

Mais de 50 municípios do Piauí são considerados pelo Ministério da Saúde como áreas de risco iminente para transmissão da febre amarela.

O secretário ressaltou que o Piauí não é área de risco para a doença, no entanto municípios estão sendo monitorados e com ações de vacinação. Cerca de 16 mil doses da vacinas foram distribuídas para cidades do Estado.

Florentino informa que a Secretaria recebeu informações de mortes de macacos, mas as investigações não foram concluídas. 

"A princípio a informação que temos é que não está diretamente relacionado a questões da doença, e sim a algumas questões como macacos mortos por atropelamento, em razão de morte por caçadores e a envenenamento", disse o secretário. 

"Até o momento não fechamos a investigação, mas como temos que dar transparência a todos os procedimentos adotados, nós divulgamos que não existe até o momento nenhum indicação da relação entre as mortes dos macacos com a febre amarela. Mas mesmo assim não fechamos uma investigação completa", informou Florentino Neto.

 

Ele destacou ainda que a investigação não foi fechada porque segue rigoroso protocolos internacionais. 

O número de casos de febre amarela de julho de 2017 a 14 de janeiro, é de 35 casos da doença, com 20 mortes. A maior parte das ocorrências está concentrada em São Paulo, Minas Gerais.

 

Nota da Secretaria de Saúde

Sobre a morte de três macacos ocorrida no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que:

- uma ocorreu por atropelamento por uma motocicleta, no município de Jatobá, ao norte da capital;
- e duas mortes ocorreram em São Raimundo Nonato, no mês de novembro. Pelos dados coletados pela equipe de Vigilância, e que estão em fase de conclusão, apontam preliminarmente que as mortes não têm relação com a Febre Amarela, como reiterado pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, em entrevista hoje, dia 22.

Somente com investigação, que deve ser realizada como medida de vigilância e atendendo aos protocolos do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde vai informar a população sobre a causa da morte daqueles primatas.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da população dos 57 municípios que fazem divisa com a Bahia para que procurem uma unidade de saúde para imunização. Deve ser vacinada a população entre 9 meses e 57 anos de idade e para quem deva viajar para aqueles municípios piauienses e ainda para os Estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais. 

A Secretaria de Saúde disponibilizou 16 mil doses de vacina, que já se encontram nos municípios, e mais 16 mil estão em estoque.


Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais