Cidadeverde.com

MEC abre inscrições do Sisu à meia-noite desta terça-feira (23)

Imprimir

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira (23). À zero hora, será dada a largada da competição por uma vaga numa universidade ou institutos mantidos pelo governo. Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, não zerou a redação e não é treineiro pode se inscrever no site do Ministério da Educação (MEC) até sexta-feira (26), às 23h59. Para participar, é preciso ter em mãos o número de inscrição e senha cadastrados no Enem do ano passado.

Estudantes espalhados pelo país disputam 239.716 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades e institutos federais, estaduais e distrital — caso da Escs (Escola Superior de Ciências da Saúde). Durante o prazo de inscrições, o candidato escolhe até duas opções de curso, por ordem preferência. Também é possível conferir a nota de corte parcial de cada uma a cada dia e mudar de opção quantas vezes quiser, até o último dia. As escolhas de curso e instituição feitas por último é que valerão.

Cálculo da nota

A média que aparece no boletim de desempenho do Enem não equivale à nota do candidato no Sisu. Cada universidade ou institui tem critérios específicos, incluindo pré-requisitos e pesos diferenciados atribuídos a cada matéria, de acordo com a graduação escolhida. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, no curso de ciências sociais, a redação e a prova de linguagens têm peso dois; enquanto a de ciências humanas tem peso 4 e a de ciências da natureza e a de matemática contam como peso 1.

Fernando Ceresa, 18 anos, terminou o ensino médio no Colégio Marista João Paulo II no ano passado e sonha com uma vaga no concorrido curso de medicina. A Escs, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão na mira do candidato. Cada instituição atribui um peso a cada matéria cobrada no Enem. No caso da UnB, matemática e ciências da natureza têm pontuação mais alta (peso 4). Já na Escs, as matérias com mais peso são redação (4), linguagens (4) e ciências humanas (3). Já a UFSCar prioriza ciências da natureza e linguagens (2). Por isso, o resultado ainda é uma incógnita para Fernando. "Estou com boa expectativa e tenho esperanças de passar, principalmente na Escs", diz.

Quando sai a lista de aprovados?

O resultado da chamada regular está previsto para a próxima segunda-feira (29) e o período de matrícula começa no dia seguinte (30) e vai até 1º de fevereiro. Para  participar da lista de espera, é necessário que o candidato manifeste interesse entre 29 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação da lista de espera está prevista para 9 de fevereiro.

Fonte: Correio Braziliense

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais