Cidadeverde.com

O futuro chegou!

A ciência já avançou bastante no campo da tecnologia produzindo aparelhos, geralmente computadores especiais, com programação específica que permitem a vivência da chamada realidade virtual. É comum vermos crianças e adultos com óculos especiais e fones de ouvido experimentando enganar o cérebro com a vivência da realidade virtual.

Nos ambientes virtuais é possível mergulhar no fundo do mar, sem molhar, ou visitar outros planetas sem o inconveniente de ter que sair da Terra. Aqui no Piauí, especialmente no Instituto Federal já existem pesquisas utilizando a realidade virtual para o tratamento de fobias, em uma experiência considerada bem promissora.

Mas os aficionados em realidade virtual se frustram quando vão tentar interagir com o ambiente virtual. O que a computação gráfica e os efeitos sonoros não conseguiram ainda suprir foram formas de interação com o mundo virtual.

Parece que isso é coisa do passado. Está em fase testes o e-skin. Na verdade trata-se de uma espécie de pele eletrônica com cerca de 3,5 micrômetros de espessura (1 micrômetro é dez mil vezes menor do que um centímetro).

Veja o vídeo com o experimento (legendas em inglês):

Parece que definitivamente o futuro chegou...

Até o próximo post.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais