Cidadeverde.com

Laboratório do HUT realiza mais de mil exames por dia

Imprimir

O laboratório de análises clínicas do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realiza por dia uma média de mil exames laboratoriais. Dentre os exames mais solicitados estão os hemogramas, as dosagens de creatinina e a ureia. O HUT faz 54 tipos de exames que cobrem as especialidades da hematologia, urinálise, bioquímica, coagulação, imunologia, marcadores cardíacos e gasometrias.     

“O laboratório do HUT é preparado para atender a população de Teresina com a qualidade e a segurança que ela necessita. Fazemos os exames de todos os pacientes do hospital, seguindo os horários das rondas programadas para os pacientes internados e atendendo as chamadas de urgência. Liberamos os resultados em, no máximo, duas horas após a coleta”, explicou Giancarlo Marques, farmacêutico-bioquímico e gerente do Laboratório do HUT. 

Giancarlo disse ainda que os exames solicitados com mais urgência têm prioridade e são liberados no menor tempo possível. “Damos prioridade para os exames de pacientes críticos, com risco de morte iminente. Temos alguns exames como a gasometria, por exemplo, que o resultado pode ser liberado em minutos”, destacou. 

Para os casos de suspeita de infarto do miocárdio ou outra lesão cardíaca, o HUT realiza a dosagem da troponina, um marcador cardíaco importante para este tipo de diagnóstico. “Esse exame é realizado em um aparelho automatizado usando a técnica de eletroquimioluminescência, que apresenta alta sensibilidade analítica”, disse Giancarlo.
 
O laboratório do HUT funciona 24 horas por dia e dispõe de três bioquímicos e seis técnicos de laboratório em cada plantão de 12 horas. Apenas em 2017, o HUT realizou 380.719 exames laboratoriais. Por mês, o Hospital atende a mais de quatro mil pessoas e realiza uma média de 1.200 cirurgias.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: hutexames