Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina retira sites oficiais do ar após invasão de grupo hacker

Imprimir

Um grupo hacker invadiu e retirou do ar alguns sites da prefeitura Municipal de Teresina. Os endereços tiveram sua página inicial encaminhado para uma página dos hackers que trazia propagandas do grupo. De acordo com Eduardo Aguiar, presidente da Prodater, a invasão foi detectada ainda na noite deste sábado (3) e os sites começaram a ser migrados para uma plataforma mais moderna.

“Detectamos a invasão, mas garantimos que nenhum sistema importante foi comprometido e nem tiveram acesso a dados. Foram apenas portais de notícias das secretarias. Foi uma invasão simples onde o hacker substitui a página inicial por uma página deles onde eles fazem o que chamam de pichação onde fazem propaganda de alguma coisa - no caso uma propaganda do grupo hacker deles”, explicou o presidente.

Sites como a Semec, Sema, Semdec e Strans foram invadidos pelos hackers. No site da Strans é possível visualizar uma página com uma sigla e a mensagem 2018 começando, a firma volta a operar. Eduardo explica que os sites invadidos estão hospedados em uma plataforma mais antiga e que uma nova tecnologia já foi adotada pelos sites da prefeitura como o próprio Prodater e a Fundação Wall Ferraz.

“Já havíamos iniciado uma migração desses sistemas de portal de notícias das secretarias para uma nova tecnologia, essa invasão vai fazer com que esse processo seja acelerado”, pontuou Eduardo.

Ainda não há previsão para o retorno do funcionamento dos sites retirados do ar.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais