Cidadeverde.com

Terminal do Parque Piauí começa a funcionar neste sábado(10)

Imprimir

Começa a funcionar neste sábado (10) o Terminal de Integração do Parque Piauí, que fica localizado na Avenida Henry Wall de Carvalho, zona Sul da cidade. O terminal conta com uma área construída de 3 mil metros quadrados e foi investido o valor de R$ 5. 979. 837.

Os terminais em operação e os que estão sendo construídos visam proporcionar um melhor conforto aos usuários dos transportes públicos coletivos urbanos, inclusive, respeitando a Lei da Acessibilidade, pois permite uma mobilidade segura para as pessoas com deficiência. Além disso, todos os terminais têm bicicletário para atender às necessidade das pessoas que utilizam a bicicleta como veículo de locomoção.

Para utilizar a integração as pessoas precisam ter o cartão eletrônico. Os usuários necessitam ter o cartão eletrônico para conseguir integrar, e assim, eles poderão se deslocar até o Centro e para outros bairros pagando apenas uma passagem.

O funcionamento do Terminal do Parque Piauí, nos finais de semana e feriados, contemplará os seguintes bairros: Esplanada, Santo Antônio, Promorar, Parque Piauí, Saci, Portal da Alegria, Angelim, Vila Angélica, Distrito Industrial, Vila Irmã Dulce, Areias, Santa Cruz, Santa Luzia, Parque São João, Triunfo e Pedra Miúda.

De acordo com o diretor de Transportes Públicos da Strans, Francisco Nogueira, o funcionamento do Terminal do Parque Piauí, que irá funcionar nos finais de semana e feriados, vai trazer para a região Sul um transporte público mais ágil e com mais conforto. “Teremos agora toda a zona Sul integrada com um menor tempo de espera pelos ônibus”, enfatizou.

Nogueira ressalta que desde a semana passada está sendo feito um trabalho de divulgação em todos os bairros da zona Sul. “Além disso, no sábado estaremos com o nosso pessoal no terminal do Parque Piauí para tirar todas as dúvidas. Sabemos que toda mudança causa um certo desconforto, mas, garantimos que a Prefeitura está trabalhando para oferecer uma transporte público melhor para todos”, destacou.

O diretor reforça que a ideia principal dos terminais de integração é proporcionar uma dinâmica maior das viagens, independente do local de destino, a partir das integrações entre as zonas. “Agora vamos ter uma integração de forma mais dinâmica, com diversas possibilidades. Adianto que na operação do terminal haverá uma sala de monitoramento eletrônico a fim de garantir mais segurança no local, uma vez que a expectativa é que os terminais funcionem no período das 5h às 24h horas”, finalizou.

Funcionamento

O Terminal do Parque Piauí foi construído na Avenida Henry Wall de Carvalho e a saída dos ônibus será pela Rua C, no Distrito Industrial. Com a conclusão do terminal vão passar pelo local 10 linhas de ônibus da zona Sul, sendo uma linha interterminal, seis linhas alimentadoras (bairro/terminal) e três das linhas troncais (terminal/Centro) que compreende um total de 30 ônibus. Devem passar pelo local 23,5 mil passageiros por dia, que soma um total de 221,5 mil usuários do transporte público por mês na operação inicial aos sábados, domingos e feriados.

Já estão em funcionamento, nos finais de semana e feriados, os dois terminais da zona Sudeste (Terminal Itararé e Terminal Livramento) e o Terminal do Bela Vista. A construção dos terminais é um importante passo no sistema de mobilidade urbana da capital, pois deverá agilizar e diminuir o tempo de viagens dos usuários.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais