Cidadeverde.com

Professor lança livro sobre a "Geo-história de Teresina" na Casa da Cultura

Imprimir

No dia 3 de março, na Casa da Cultura, será lançado o livro “A Geohistória de Teresina: religiosidade católica, escolas confessionais e produção espacial urbana. 

A obra é do professor doutor em Geografia Stanley Braz e mostra como a Igreja Católica pode ser considerada um agente de produção espacial urbano, influenciando a organização da cidade.

 O livro é resultado da pesquisa de doutorado do autor e levou três anos para ser concluído. A obra descreve a produção espacial de Teresina, tendo as escolas religiosas do centro como instrumento de direcionamento para o crescimento da cidade, especialmente próximo a Avenida Frei Serafim e em torno da Praça Saraiva.

 A transferência da capital do Piauí, de Oeiras para Teresina, só foi concluída com apoio da Igreja Católica. Para tornar o projeto possível, a nova cidade começou a se desenvolver a partir de construção de templos religiosos que influenciaram o povoamento e a ocupação do município. “Teresina é uma cidade que tem um crescimento considerável em sua horizontalidade, as escolas confessionais serviram de atrativo para a ocupação espacial nos seus arredores, direcionando assim, o crescimento da capital”, afirma o autor da obra.

Stanley Braz é doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Metodologias Inovadoras de Ensino, Educação Trânsito e Meio Ambiente. O cientista atua à frente das seguintes linhas de pesquisa: Espaço, Cultura e Educação.

O autor também já lançou a obra “A Hierópolis de Santa Cruz dos Milagres”: Um lugar Produzido pelo Sagrado. O livro mostra que Santa Cruz foi construída através da relação entre a sociedade e o sagrado, uma sociedade que juntou o mundo vivido com o idealizado, criando as simbologias e lugares que unem os povos, os quais produzem rituais coletivos, como os que acontecem no município. O lançamento de seu novo livro ocorrerá a partir das 18h.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais