Cidadeverde.com

Renovação de alvarás de táxis segue até abril em Teresina

Imprimir

A Prefeitura de Teresina continua garantindo a atuação dos táxis na capital de forma segura. Dessa forma, a gestão municipal acompanha o serviço ofertado e solicita a renovação de alvarás para táxis anualmente. Este ano, o prazo para a renovação de alvará, que iniciou neste mês, encerra no dia 1º dia abril, mas é importante que os taxistas compareçam o quanto antes à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para evitar problemas de última hora. 

Dos 2.010 taxistas que circulam no município de Teresina, cerca de 405 já fizeram a renovação do alvará.  A Strans orienta que os 1.605 taxistas que ainda não compareceram à sede da Strans se mobilizem para irem ao órgão e ficar em dia com seus documentos. Além da análise da documentação de renovação, a Strans também faz a vistoria dos veículos, verificando os equipamentos de segurança e a idade do veículo. 

De acordo com a gerente de Licenciamento e Concessão da Strans, Cintia Machado, para facilitar a vida dos taxistas este ano a Superintendência está disponibilizando no site da PMT (www.teresina.pi.gov.br) o requerimento da renovação do alvará e a declaração de vínculo empregatício, que devem ser apresentados no ato da renovação do alvará. 

“Colocamos os formulários no site da Prefeitura de Teresina para que os taxistas possam imprimir os documentos, preenchê-los e comparecerem à sede da Strans apenas para fazer a entrega da documentação, juntamente com o requerimento e a declaração devidamente preenchidos. Nossa intenção é acompanhar esse serviço, dando orientações aos nossos taxistas e proporcionando mais segurança ao serviço ofertado na capital”, explica. 

A novidade na renovação do alvará deste ano é que os taxistas precisam apresentar, juntamente com os demais documentos, a Certidão Criminal da Justiça Federal e a Certidão Criminal da Justiça Estadual. “De acordo com Artigo 11 do Regulamento do Sistema de táxi, para garantir a segurança dos usuários do serviço estamos solicitando que os permissionários apresentem essas certidões”, afirma. 

A gerente reforça ainda que de acordo com o Artigo 14 do Regulamento, no ato da renovação o taxista deve apresentar uma declaração de inexistência ou existência de vínculo empregatício com carteira assinada e caráter efetivo nas esferas federal/estadual e municipal. 

“Os táxis estão entre os veículos que mais circulam nas diversas cidades e é necessário que eles estejam em dia com os seus documentos. A renovação de alvará para táxis é imprescindível para os condutores desse tipo de veículo que desejam continuar circulando de forma apropriada e para que realizem as suas atividades corretamente, de forma tranquila e segura para eles e para os passageiros”, concluiu a gerente

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: táxi