Cidadeverde.com

Inclusão de famílias no CADÚnico passa por readequação

Imprimir

A atualização de dados e inscrição das famílias de baixa renda no Cadastro Único (CadÚnico) passa por readequações na capital. Isso porque a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Programa Renda Mínima e Benefícios (GPRM), reorganiza o processo, realocando os digitadores para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

 Os digitadores têm a função de registrar no sistema do Governo Federal as informações que a família fornece durante a entrevista, realizada nos CRAS. Antes, os dados eram encaminhados e registrados na sede da Semcaspi. Com a modificação, os profissionais agora atuam, diretamente, na sede dos CRAS, onde registram, imediatamente, as informações no sistema.

 Ao todo, são 16 digitadores que foram realocados para os CRAS de todas as regiões da capital. “A modificação torna o processo mais rápido e eficaz, pois as etapas são reduzidas. É um avanço na gestão do Cadastro Único no município de Teresina”, destaca Luíza de Marilac, gerente da GPRM.

O Cadastro Único é um programa social que possibilita as famílias de baixa renda acesso a programas e benefícios sociais, como o Bolsa Família, Programa Minha Casa Minha Vida, Identidade Jovem, Isenção na Taxa de Concurso Público, entre outros. As famílias que possuírem renda familiar de até três salários mínimos podem ser inscritas no programa. 

Inscrição

Para se inscrever no sistema, o morador adulto deve levar: a Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência (toda a documentação deve ser original); Já as crianças e adolescentes, devem levar: a Declaração da Escola e Certidão de Nascimento. A inscrição no CadÚnico ocorre em todos os CRAS de Teresina, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais