Cidadeverde.com

Kleber Montezuma: falta de Plano de Segurança Pública aumenta roubos nas escolas

Imprimir

O secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, voltou a criticar a segurança pública do Piauí. Em entrevista ao Jornal do Piauí, o secretário enfatizou que a falta de um Plano de Segurança Pública prejudica no combate a criminalidade que, muitas vezes, tem as escolas da rede municipal de ensino como alvo, devido os constantes registros de assalto nas unidades. 

Montezuma destacou que para evitar ou, pelo menos, reduzir o número de roubos e furtos nas unidades escolares é preciso um plano de segurança que tenha como foto três vertentes: usuários de drogas, os receptadores de produtos roubados e comércio de entorpecentes nas “bocas de fumo”.

“O que está acontecendo em Teresina independe de vigilância eletrônica, de vigia. Mas esses sistema não impede, o vigia também, não impede o assalto. O que impede o assalto ou o que pode reduzir é a cidade de Teresina ter um plano de segurança pública, e dele atacar as três pontas desse assalto: o jovem, que geralmente são jovens usuários de drogas e precisam de dinheiro para comprar o entorpecente, e entre na escola, na igreja, no velório, e faz o assalto, para transformar aquilo que ele roubou em dinheiro. A segunda ponta é o intermediário, o receptador; e a terceira ponta é a ‘boca de fumo’, onde ele pega o ‘crack’.

O secretário destacou que a Semec está instalando vigilância eletrônica em todas as escolas. Até o momento, das 300 escolas no município, mais de 280 unidades já possuem o sistema eletrônico de vigilância. 

Outro ponto de alerta que o secretário comentou foi o fato de que os assaltos nas escolas não têm hora e momento para ocorrer, pois acontecem nos períodos da manhã, tarde ou noite, com os professores e alunos dentro da escola; algumas vezes dentro da sala de aula ou nos intervalos. Recentemente, um grupo de docentes foi assalto na sala dos professores no momento do intervalo. Os assaltantes fizeram um arrastão no local. 

“A gente levanta muro da escola, coloca grade, vigilância eletrônica, vigilância de filmagem para facilitar na identificação (dos suspeitos) e a polícia possa pegar”, cita o secretário sobre algumas medidas alternativas para tentar inibir a ação dos criminosos.

O gestor disse ainda que não foi pessoalmente convidado para discutir a situação com os responsáveis pela segurança pública do Piauí. 

“Pessoalmente, eu nunca fui convidado, mas eu sempre tenho dito que Teresina não possui um plano de segurança pública. Por isso, você não vê uma ação efetiva. Se eu fosse convidado, eu iria levando as estatísticas de assalto que têm nas escolas da prefeitura. Se a dona Rejane (Dias) for convidada certamente ela levará as estatísticas de roubo nas escolas da rede do Estado”, ressaltou Montezuma. 

Reajuste Salarial 

Na oportunidade, Kleber Montezuma informou que a Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou o aumento dos salários dos professores da rede pública de ensino na ordem de 6,81%. 

Com essa aprovação, a Prefeitura de Teresina está autorizada a fazer o reajuste salarial.  O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), também já autorizou a Secretaria Municipal de Administração a confeccionar uma folha suplementar e a Secretaria de Finanças a fazer o pagamento. 

“Então, bem em breve, os professores irão receber outro pagamento referente à diferença de salário do mês de fevereiro e também do mês de janeiro, o retroativo”, disse o secretário. Cerca de 4 mil professores serão beneficiados.

Vagas e concurso

Durante a entrevista, o secretário respondeu algumas perguntas dos telespectadores. A entrevista completa está disponível no vídeo acima e no aplicativo CVPlay.

Dentre as perguntas, Montezuma esclareceu que a Prefeitura de Teresina deverá entregar 20 novas creches no primeiro semestre de 2018; serão cerca de 6 mil novas vagas. Com isso, ampliará o número de vagas para crianças de 3 anos. Devido a abertura de novas vagas, é possível que o prefeito de Teresina, Firmino Filho, chame os professores aprovados no último concurso. O secretário não soube afirmar a quantidande de convocados, pois dependerá da demanda.

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais