Cidadeverde.com

Bombeiros alertam para prevenção de incêndios e resgates no Piauí

Imprimir

De 2016 para 2017, ocorreu o aumento do número de incêndios e de resgates pelo Corpo de Bombeiros no Piauí. No ano passado foi realizado o atendimento de 3.225 ocorrências de incêndios e, no ano de 2016, os números foram de 2.665. Com relação à quantidade de resgates, o levantamento apontou o total de 1.315 em 2017 e de 1.396 em 2016. 

Também houve aumento no número de ocorrências gerais totais, que é de 17.483 em 2017 e de 15.825 em 2016.

De acordo com o coronel Carlos Frederico, comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, comentou que as demandas crescem em uma proporção de uma maneira superior a composição dos meios de atendimento da corporação. 

Prevenção

Questionado em especifico sobre o numero de incêndios para 2018, incluindo a questão climática, o comandante frisou que o “Corpo de Bombeiros  trabalha sempre nas condições mais adversas possíveis, mas é preciso reconhecer que o trabalho de parceria que foi efetivado, depois daquela experiência desagradável em 2016, que pegou as instituições de surpresa, fez com que tivéssemos um trabalho de antecipação”. É presivo atuar preventicamente para evitar queimadas e incêndios. 

“O fato de eu estar aqui hoje faz parte desse trabalho de antecipação. Nós ainda estamos passando por um período chuvoso, mas não podemos esquecer que teremos uma Copa do Mundo e uma eleição, e haverá uma tendência que as pessoas não tenham o tema da prevenção como principal”, alertou o comandante.

“Nós vemos os números de 2017 maiores do que os números de 2016. Em 2016, o combate foi muito mais perigoso e muito mais incisivo que em 2017. Por vários fatores: atuação muito forte do Ministério Público na prevenção, Secretaria do Meio Ambiente, na questão do esclarecimento das queimadas, e apoio do Corpo de Bombeiros do Maranhão”. 


Coronel Carlos Frederico, comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí (fotos: Wilson Filho)

Estrutura

Sobre a questão estrutural para o trabalho dos profissionais da Corporação, o comandante destacou que há duas licitações publicadas e contratadas, e com o orçamento executado, no requisito de investimentos para o Corpo de Bombeiros prontos para empenhos, relativos a viaturas e equipamentos.

Dentre as licitações, as novidades para melhorar a atuação do Corpo de Bombeiros no Piauí estão à aquisição de uma viatura de 12 mil litros para o suporte de combate, mais dois carros de combate a incêndio, e viaturas de busca e salvamento adaptadas para esse tipo de serviço. Também está sendo pensado em motos aquáticas para o litoral. 


 

Sair do Comando

Sobre a especulação de deixar de ser o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Carlos Frederico declarou que “é sereno e simples” em suas condutas. 

“Eu sou servidor público e serei servidor público sempre. A função de comando do Corpo de Bombeiros pertence ao Estado e o governador Wellington Dias é quem tem toda a autoridade para isso. Estando eu no comandou ou não do Corpo de Bombeiros vou fazer o meu trabalho com a mesma honestidade, simplicidade e correção como fiz em toda minha vida. Até agora não tenho indicativo de sair do comando”. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais