Cidadeverde.com
Últimas

Uespi e Secult discutem implantação do curso superior em Artes Cênicas

Imprimir


Créditos: autoria desconhecida / divulgação

Uma reivindicação antiga da classe artística pode estar prestes a ser atendida, que é a criação do curso de Artes Cênicas no Piauí. A previsão é de que o curso seja oferecido a partir do ano de 2020

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso, recebeu, na sexta-feira (16), o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, e profissionais da classe artísticas com quem debateu sobre a implantação de um curso superior de Licenciatura em Teatro na instituição.

“Houve uma necessidade de pesquisa e que culminou, hoje, na entrega da proposta pedagógica para criar o curso. A Uespi irá analisar e nós nos colocamos à disposição, como secretário de Cultura e parlamentar, para solucionar as próximas barreiras que seriam a parte física necessária e a contratação de profissionais para implementação do curso”, explicou o gestor.

O reitor Nouga Cardoso recebeu da Comissão dos Artistas do Piauí o plano pedagógico do novo curso. 

“Vamos formalizar à aprovação junto aos órgãos responsáveis, o curso está previsto no nosso plano de desenvolvimento institucional para o ano de 2020. Nos reuniremos com o Governador para buscar autorização de espaço físico e a organização docente”, comentou o reitor.

A proposta do novo curso segue o que direciona a Lei de diretrizes e bases da educação – LDB, aliar arte à educação levando o teatro para escolas públicas e privadas. “Estamos trazendo essa proposta com habilitação superior de três a quatro anos. Apesar de temos uma escola de teatro a nível médio — agora com a graduação — partimos para pesquisa e outros campos de possibilidades do teatro, recolocando o artista no centro do processo criativo, essa é a intenção”, explicou o diretor de teatro, Assis Campelo.

De acordo com os profissionais artísticos, o curso de artes cênicas tem na grade curricular objetivos que possibilitarão a produção e criação de artistas, sendo o primeiro curso superior no estado nesse segmento. A seleção será feita pelo Exae Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma comissão pedagógica da Uespi está acompanhando a tramitação das próximas etapas para implantação do curso, que está previsto para o biênio 2019-2020.

Acompanharam a reunião o pró-reitor de Ensino e graduação, Pedro Soares Junior; a diretora do Centro de Ciências da Educação, Comunicação Social e Artes, Cleide Maria Arraes e a diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos, Lidenora Araújo.


Foto: Uespi/Ascom

 

Da Redação
[email protected]

Imprimir