Cidadeverde.com

Inthegra: Strans reconhece atrasos e frota de ônibus aquém do necessário

Imprimir

O diretor de Transportes da Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), Francisco Nogueira, admitiu nesta segunda-feira (19) que houveram problemas como atrasos na chegada dos ônibus neste primeiro dia útil de funcionamento do Inthegra, na zona sul e parte da zona Sudeste de Teresina. Além disso, a Strans reconheceu que aconteceram equívocos de previsão e foram disponibilizados menos ônibus do que o necessário.  

Francisco Nogueira disse em entrevista ao Jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, que o sistema surpreendeu no dia de hoje, porque superou as expectativas de estudos feitos pela Strans. Ele disse também que haverá um aumento no número de viagens, porque serão feitas adequações para diminuir os horários de translado. Muitas pessoas reclamaram da demora nas estações e da lotação de ônibus nesta segunda.

"O funcionamento surpreendeu, porque o planejamento do tempo foi feito com base em dias úteis e em cima dessa previsão ainda foi colocado um percentual para evitar algum transtorno. Realmente houve atraso em algumas estações que desencadeou trazendo atraso em outras e isso acabou gerando dúvidas nas pessoas", observou o diretor.

De acordo com Francisco, uma comissão está analisando todo o funcionamento e registrando as reclamações para fazer os ajustes e evitar que continuem acontecendo. A Strans esclareceu que está avaliando e solucionando cada um dos problemas identificados.

"Estamos trabalhando, colocando mais viagens fazendo com que haja um tempo reduzido com intenários menores, por exemplo", disse Francisco Nogueira.

O diretor garantiu que a frota está toda habilitada a atender a demanda de pessoas com deficiência. 

Além disso, de acordo com o superintendente da Strans, Carlos Daniel , houve alguns equívocos no dimensionamento inicial da frota em relação à demanda. “Considerando um sistema tão complexo como esse, é natural que tenhamos algumas dificuldades, mas já estamos fazendo todos os ajustes necessários para que o sistema funcione adequadamente”, disse.

O superintendente esclarece que a Strans está monitorando o sistema em tempo real, de forma a solucionar todos os problemas o mais rápido possível. “O sistema é novo para todos nós, mas estamos atentos com a operação e a nossa expectativa é que, a cada dia, não haja qualquer entrave”, disse.

A Strans está ajustando o horário dos ônibus e solicitando aos motoristas que não estacionem nos corredores exclusivos. “Isso atrapalha a circulação dos ônibus e, consequentemente, provoca atrasos dos ônibus”, lembra Daniel.


Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais