Cidadeverde.com
Geral

Programa Passo à Frente irá atender mais de 5 mil pessoas em 2018

Imprimir

O Programa Passo à Frente, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), deve beneficiar mais de 5 mil pessoas, em cerca de 100 municípios, somente em 2018. Em formato itinerante, a iniciativa possibilita o atendimento o mais próximo do usuário, sem a necessidade do deslocamento para a capital, disponibilizando equipamentos ortopédicos, como órteses e próteses. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o Passo à Frente, além de possibilitar a oferta do serviço para mais perto da população, proporciona também mais qualidade de vida. "Imagina o que é para uma pessoa com deficiência receber o mais próximo de sua casa um equipamento, que antes teria que vir para Teresina? É um importante ganho, que se estende para toda a família”, ressalta.

Antes da entrega os equipamentos, a equipe do Passo à Frente executa o programa em três etapas: sensibilização junto aos gestores municipais, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos para orientações sobre o funcionamento do projeto, quais equipamentos serão concedidos e como fazer a organização dos processos. 

A equipe da Saúde esteve segunda-feira (2) em Amarante, para fazer a triagem, mobilizando ainda os municípios de Regeneração, Arraial do Piauí, Jardim do Mulato, Santa Rosa, Cajazeiras e Palmeirais. A região dos Carnaubais já passou por este processo e teve Campo Maior como sede, atendendo também as cidades de Boqueirão do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Cocal de Telha, Cabeceiras do Piauí, Capitão de Campos, Jatobá do Piauí e Coivaras. 

Na segunda etapa, são realizadas as medições e os moldes gessados, de acordo com a demanda apresentada aos municípios. Na região de Fronteiras, foram mais de 700 processos, contemplando também os municípios de Pio IX, Vila Nova do Piauí, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí, São Julião, Caldeirão Grande do Piauí, Alegrete do Piauí, Francisco Macedo e Marcolândia. 

Em Corrente, atendendo os municípios de Cristalândia, Sebastião Barros, Riacho Frio, São Gonçalo de Gurguéia, Parnaguá, Barreiras do Piauí, Santa Filomena, Monte Alegre do Piauí e Gilbués, foram mais de 400 processos solicitados.

Na última etapa de execução, são entregues os equipamentos, como cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores sapatos para pé diabético e pé congênito, além de fabricação de órteses e próteses.

O Passo à Frente foi implantado em 2016, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Assis Carvalho, que disponibilizou uma oficina itinerante adaptada num caminhão, para confecção e ajustes das órteses e próteses.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Tags: Sesapisaúde
Imprimir