Cidadeverde.com

Rio Parnaíba atinge cota de inundação em Luzilândia e deve chegar a 5,81m

Imprimir
  • lu6.jpg Defesa Civil
  • lu5.png Defesa Civil
  • lu4.png Defesa Civil
  • lu3.png Defesa Civil
  • lu2.png Defesa Civil
  • lu1.png Defesa Civil

O Rio  Parnaíba atingiu a cota de inundação na cidade de Luzilândia, a 234 km ao Norte de Teresina. Boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deste sábado (14) mostra que o nível da água chegou a 5,76 metros, sendo que o limite é de 5,70 metros. Os dados foram coletado às 6h.

A previsão é que o Rio Parnaíba continue a subir no município. De acordo com a CPRM, até 17h30 de hoje o nível deve chegar a 5,81 metros.

Equipes da Defesa Civil de Luzilândia estão neste momento auxiliando a retirada das famílias de casa. Só o Rio Parnaíba deve desabrigar 25 famílias agora de manhã, somando quase 100 pessoas. No total, já são 300 famílias cadastradas da prefeitura sofrendo o efeito das chuvas e enchente.

"Estamos saindo agora para acompanhar a situação. De ontem para hoje ele (Rio Parnaíba) subiu muito e superou a cota de risco. As pessoas que foram afetadas agora que estão resolvendo sair. São em torno de 25 famílias. Mas no total já temos 300 famílias afetadas pelo inverno rigoroso na zona  urbana e rural", disse Juciê Rodrigues, da Defesa Civil.

Os desabrigados estão sendo levados para casas de parentes que moram em regiões mais altas da cidade e abrigos da prefeitura. As escolas ainda não sendo usadas. "As escolas só e último caso", salientou Juciê. Um idoso precisou ser resgatado de maca da casa  totalmente ilhada e foi levado para o hospital para ser medicado.

De acordo com a Defesa Civil, caso o nível  do rio continue a subir, Luzilândia deve registrar mais de 400 famílias atingidas. O município aguarda a chegada de mantimentos para os desabrigados.

Já distribuímos peixe para a população e estamos aguardando a chegada das cestas básicas, colchões. Estamos com psicólogo atendendo e todo o aparato do município envolvido nessa batalha. Estamos apelando para a consciência das pessoas e que elas saiam antes de um dano maior.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais