Cidadeverde.com

Trabalho degradante é característica das empresas do PI na "lista suja" do MPT

Imprimir

 

O Procurador do Trabalho, Edno Moura, comentou a inclusão de seis empresas na lista suja de trabalho escravo no Piauí. Ele destaca que os empregadores incluídos na lista seguem a mesma característica: de trabalho degradante. 

“Nós temos quatro tipos de situações que são consideradas análogas ao trabalho escravo e no Piauí geralmente ocorre uma dessas hipóteses específicas que é a de trabalho degradante, onde não é oferecida uma condição ambiental de trabalho adequada com redução de várias coisas como falta de equipamentos, alojamentos precários, água e a comida oferecida a esses trabalhadores que em conjunto causa esse trabalho degradante”, explica o procurador Edno Moura. 

Ele destaca que a lista suja é um instrumento fundamental para o combate ao trabalho escravo e é reconhecida e elogiada internacionalmente.  “É uma medida que possibilita a população e as empresas conhecer as pessoas que estão explorando trabalhadores, reduzindo-os a escravos e prejudicando toda a cadeia produtiva de um produto”, afirma. 

As empresas da lista foram autuadas e respondem processos administrativo, civil, criminal e trabalhista já que deve pagar todos os direitos dos trabalhadores e indenizações individuais e coletivas. 

De acordo com o documento, no Piauí, cinco empresas desenvolvem atividade da exploração da cera de carnaúba e uma extração de pedra. Na produção de pó e cera, foram resgatados 90 trabalhadores e na extração de pedra, oito.  

FOTO: Pericles Mendel/Cidadeverde.com


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais