Cidadeverde.com

Saúde municipal está preparada para campanha de vacinação contra a gripe

Imprimir

Um total de 190 mil pessoas deverão ser vacinadas contra a influenza, também conhecida como gripe. A campanha de vacinação começa próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho, com doses disponíveis em todas as 104 salas de vacina do município.

“Já recebemos 42 mil doses de vacina e vamos receber mais na próxima semana”, informa a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba. A FMS alerta toda a população que esteja dentro do público alvo para que não deixe de se imunizar, pois são pessoas mais suscetíveis a complicações que levam à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). “A vacina reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, diz.

Fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Eles devem levar o cartão de vacinação e, nos caso dos doentes crônicos, um atestado médico.

As vacinas utilizadas durante as campanhas de vacinação contra a influenza são constituídas por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contém vírus novos e não causam a doença. “As vacinas são bastante seguras, não sendo encontradas evidências de que causem eventos sistêmicos graves”, afirma Amariles Borba.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. “A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos, nariz”, explica Amariles Borba.

Atualização

Teresina também está preparando seus profissionais para o tratamento da SRAG e complicações decorrentes da influenza. Na manhã de hoje (20), estiveram reunidos os médicos dos hospitais públicos e privados do município, além dos diretores clínicos e responsáveis pelos núcleos de epidemiologia destes locais, para uma atualização sobre o manejo da doença. “É um alerta para os casos de h1n1 que ocorre todos os anos. Estamos orientando sobre a conduta do atendimento em casos de SRAG e incentivando o tratamento com a medicação sintomática e o antiviral fornecido pelo SUS”, explica a gerente de epidemiologia da FMS Amparo Salmito. 

Teresina notificou em 2018 39 casos de SRAG. Destes, 15 deram negativo para influenza e 19 confirmados para outros vírus. Um foi confirmado para H1N1 e quatro estão aguardando resultado de exames laboratoriais. “Lembramos que estes casos ocorrem entre indivíduos pertencentes aos grupos de risco, por isso, pedimos a todos que não deixem de se vacinar”, alerta Amariles Borba.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais