Cidadeverde.com

Panelas de pressão vão receber selo de qualidade

Imprimir

A partir do ano que vem, todas as panelas de pressão fabricadas no Brasil terão um selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O objetivo é garantir mais segurança para quem vai cozinhar.

É pela capacidade que muita gente define qual modelo de panela de pressão levar. “Eu olho o tamanho e vejo se cabe muita coisa, porque panela de pressão pequena não dá”, comenta o agente de segurança Cléverson Alves.

A dona-de-casa Marciele Soares está mais preocupada com a resistência do material. Ela não quer repetir em casa o que viu acontecer com uma vizinha. “Acho que a menina foi mexer e pegou na panela, que explodiu”, diz.

Algumas embalagens já trazem o selo de qualidade do Inmetro, mas a certificação só será obrigatória a partir de setembro do ano que vem. “A gente sempre pede para [o cliente] fazer um teste primeiro. Antes de colocar alguma coisa, deve-se colocar só água e pôr para ferver. Se der problema de vazamento e não pegar pressão, a gente troca”, afirma o comerciante Caio César.

PROTEÇÃO
Os mecanismos de proteção variam de acordo com a marca. O mais comum é a válvula de segurança: um lacre que se rompe para liberar o vapor quando o respiro pára de funcionar. “Essa válvula, chamada de ‘válvula de alívio’, tem que ser sempre mantida limpa. Se resíduos de alimento começam a entupir, tem que desligar o fogo e limpar”, orienta José Roberto Ferreira, professor de física da PUC-MG.

A borracha de vedação é um item de segurança que pode revelar também a perda da eficiência ao longo do tempo de uso. Se, de uma hora para outra, o alimento começa a demorar mais do que o normal para ficar pronto, é sinal de que chegou a hora da manutenção.

A receita, que vale para qualquer tipo, é cuidar bem da panela de pressa, que é uma grande aliada da dona-de-casa. “A gente economiza gás, economiza tempo e o sabor não modifica. Tem que saber usar”, diz a dona-de-casa Maria das Graças de Castro.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: