Cidadeverde.com

Médicos suspendem greve após reunião com Ministério Público

Imprimir

Com a intermediação do Ministério Público Estadual, os médicos anestesistas acabam de informar que vão suspender a greve de cirurgias eletiva no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e na rede municipal como um todo. O impasse foi resolvido após a inclusão de um aditivo no contrato entre a Cooperativa dos Anestesistas do Piauí e a Prefeitura de Teresina.

A promotora Cláudia Seabra, da Coordenadoria de Defesa da Saúde, prorrogou o prazo, que antes era de 30 dias, para a conclusão dos formulários, para 35 dias. Com isso, os procedimentos serão pagos no quinto dia útil do mês subseqüente. A representante do Ministério Público garantiu que vai fiscalizar o cumprimento do acordo.
 

A promotora Cláudia Seabra e o presidente da Cooperativa dos Anestesistas do Piauí, Horácio Ribeiro

A reunião começou às 8 horas e só terminou três horas depois. Das negociações participavam o presidente da Cooperativa dos Anestesistas do Piauí, Horácio Ribeiro, presidente do Conselho Regional de Medicina, Wilton Mendes e do Sindicato dos Médicos, Felipe Eulálio.

O presidente da Cooperativa disse que o entendimento do Ministério Público serviu para amadurecer e retirar as arestas entre os médicos anestesistas e a Prefeitura, no sentido de buscar solução para o impasse.

“Foi alterado o contrato, como forma de dar um prazo para a Prefeitura efetivar o pagamento. O contrato não é com o SUS, mas com a Fundação Municipal de Saúde e a Prefeitura de Teresina”, destacou Horácio Ribeiro.

A promotora disse que a Prefeitura se comprometeu em aumentar o número de auditores e agilizar os procedimentos das AIHs (Autorização de Internação Hospitalar). Ao todo foram 2.700 cirurgias realizadas e apenas 20% foram pagas, segundo os médicos.


Flash de Yala Sena (do MPE)
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: