Cidadeverde.com

Prefeitura de Bom Jesus inicia campanha de vacinação contra gripe

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (23) à campanha de vacinação contra o Influenza, o vírus da gripe, para grupos prioritários. O atendimento é definido por cronograma estabelecido pela Secretaria. O Dia D da campanha, que segue orientação do Ministério da Saúde, é 12 de maio. 

De acordo com a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, a vacinação é a estratégia mais importante para evitar surtos da doença. A gestora explica ainda que a campanha é voltada aos seguintes grupos prioritários: trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a 4 anos  (1ª e 2ª doses), puérperas, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades e professores.

A escolha desses grupos é feita pelo MS e se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos.

As doses da vacina já estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da Zona Urbana e em breve estarão disponíveis também nas UBS da Zona Rural. 

Sintomas e prevenção

Os sintomas mais comuns da gripe são febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo. Além da vacinação, outras formas de prevenção à gripe são evitar contato com pessoas acometidas pela doença, lavar as mãos com frequência, limpar bem objetos de uso pessoal. 

Confira o cronograma de vacinação contra a gripe dos grupos prioritários em Bom Jesus:

23/04 a 27/04: trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a 4 anos  (1ª dose), puérperas
30/04 a 04/05: idosos
07/05 a 11/05: idosos e gestantes
12/05: Dia D - todos os grupos
14/05 a 18/05: comorbidades e professores
21/05 a 25/05: todos os grupos
28/05 a 01/06: todos os grupos e crianças de 6 meses a 4 anos (2ª dose)

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais