Cidadeverde.com

Deputado quer mais agências do INSS no Estado do Piauí

Imprimir
O deputado estadual Fábio Novo (PT-PI) usou ontem (04) a tribuna da Assembléia Legislativa do Piauí para dar uma boa notícia tanto para os concurseiros de plantão quanto para a população que necessita dos benefícios do INSS. È idéia do parlamentar petista lutar por, pelo menos, mais 18 agências do Instituto Nacional de Seguridade Social, que seriam instaladas em pontos estratégicos do estado do Piauí. Hoje, há apenas 20 postos do Instituto em solo piauiense, contados os veículos da Previdência Móvel.

O Ministro da Previdência Social, José Pimentel, está planejando a abertura de 800 agências do INSS em todo o Brasil. Os trâmites legais agora estão com o Congresso Nacional já para serem aprovados. Entretanto, os novos postos só poderiam contemplar cidades com mais de 20 mil habitantes.
 


“È nosso pensamento sensibilizarmos o ministro sobre a necessidade de que esse parâmetro seja flexibilizado no Piauí. Nós temos cidades estratégicas, que embora não disponham de 20 mil habitantes isoladamente, abarcam vários municípios num raio de 100 km que, computados, somam mais de 40 mil pessoas abrangidas”, analisa Fábio Novo.

Fábio diz que quem mais sofre com as longínquas distâncias entre os postos de atendimento do INSS é a população que necessita dos serviços. “São pessoas de idade avançada e portadores de necessidades especiais que passam por um verdadeiro calvário para resolver seus problemas relacionados à previdência social, em postos que distam até 200 km da casa dos segurados”, explica o petista.

O deputado utilizará um estudo que comprova a potencialidade dos municípios para uma possível abertura de postos do INSS. Um exemplo é a cidade de Jaicós, que, se for contemplada com uma agência, atenderá a uma população de 72 mil pessoas, contabilizadas as comunidades no entorno daquela cidade. O mesmo exemplo é ilustrativo para Água Branca, Castelo do Piauí, Uruçuí e Regeneração.

A vinda de novos postos do INSS para o Piauí significa também a possibilidade de novos empregos no serviço público através de concurso. Nos cursinhos espalhados por várias cidades do estado já há muita gente se preparando para fazer parte do corpo de servidores do INSS.
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: